Percurso Integração Profissional do Engenheiro Estagiário
Proporcionar as condições necessárias à realização de estágio a quem comprovadamente, não consiga de forma autónoma ou colaborar com os engenheiros em situação de desemprego, permitindo a troca de conhecimento qualificado entre engenheiros mentores e estagiários.
Jovens diplomados membros estagiários da OERN à procura de emprego, ou outros com dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
- Acompanhar oportunidades de estágio aos jovens engenheiros
- Estabelecer parcerias com empresas, universidades, entidades governamentais
- Apoiar a integração no mercado de trabalho
- Aumentar competências e qualificação profissional dos engenheiros e estagiários
Candidatura
Inscrição é realizada na OERN através do preenchimento de impresso próprio .
Percurso de estágio pendente por inexistência de oportunidade profissional.
A apresentação dos documento pode ser realizada presencialmente, por envio para email associativo@oern.pt ou enviar por correio para a morada Rua Rodrigues Sampaio, 123, 4000-425 Porto.
Encaminhamento e Seleção
Após seleção da inscrição, o membro é encaminhado para uma entrevista de identificação e avaliação de necessidade de estágio, com a colaboração dos serviços administrativos.
Posteriormente será encaminhado para uma reunião com o engenheiro mentor onde se indicará que tipo de estágio/formação poderá vir a desenvolver.
Como Funciona o PIPE2
O programa e local do estágio serão definidos pelo Colégio, Mentor e Parceiros, podendo ser na Sede Regional da OERN, contexto laboral, ou outro.
O percurso de estágio poderá contemplar temas de investigação, formação em contexto laboral e/ou exercício profissional em contexto empresarial.
Parceiros
No âmbito do PIPE2 poder-se-ão protocolar diversas parcerias com outras instituições, nomeadamente associações públicas profissionais, dinamizando a troca de informação e formação.
A OERN pretende também estimular a sua relação com as universidades, associações empresariais e outras instituições públicas ou privadas.