IR PARA O INÍCIO
1 2 3 4 5 6 7 8
3

3.1. Alimentação e Distribuição de Energia – Baixa Tensão

No sub-projeto de Alimentação e Distribuição de Energia – Baixa Tensão (ADE-BT) estuda-se e descreve-se a melhor forma de assegurar uma distribuição fiável e eficiente da energia elétrica ao edifício e eventuais zonas a ele associadas. Para atingir esse objetivo, é necessária a conceção de um sistema capaz de fornecer níveis de tensão consistentes para satisfazer as exigências de várias cargas elétricas, minimizando as perdas e garantindo a segurança.

Este sub-projeto contempla a identificação dos requisitos do Cliente/Dono de Obra (DO) e, na sequência, a determinação das capacidades de carga, disposições de distribuição e sistemas de reserva para acomodar as flutuações da procura e garantir o fornecimento ininterrupto de energia, observando o cumprimento das normas e regulamentos relevantes de modo a garantir a segurança e a fiabilidade da infraestrutura elétrica.

São, igualmente, equacionados os modos de resolução de potenciais situações anómalas, tais como a queda de tensão, harmónicas e proteção contra falhas. Esses potenciais problemas podem ser mitigados através de um dimensionamento adequado dos cabos, da especificação de equipamento de regulação de tensão e sistemas de deteção de falhas, melhorando o desempenho geral e a longevidade da rede de distribuição de energia.

Para a realização do sub-projeto de ADE-BT é necessário percorrer os quatro processos de análise e estudo referidos à esquerda e correspondentes Elementos de Informação a obter e/ou produzir.

Quero contribuir para o manual

Deixar avaliação sobre:

(1 – pior a 5 – melhor)

TESTE TEXTO FORM ESTRA

The Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) is launching a special training offer aimed at foreign members, with the goal of supporting their professional integration and facilitating access to the Portuguese labor market.

These training programs were designed to address the specific challenges faced by foreign engineers when starting their professional activity in Portugal, particularly with regard to the legal and regulatory framework and the professional practices in force.

OERN recognizes that successful integration requires more than the recognition of qualifications. It requires clear information, proper guidance, and an understanding of the Portuguese professional context. By offering dedicated training programs, OERN reinforces its commitment to the integration of its foreign members, promoting equal conditions in the exercise of the profession and contributing to a more qualified and integrated engineering practice.

Discover the training courses available on this page.