A segurança funcional e a gestão do risco em sistemas mecânicos estarão em debate numa iniciativa da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, que junta especialistas, casos reais e uma visita técnica.
Em destaque estará a mesa-redonda “O caso do Elevador da Glória: que lições para a Engenharia Mecânica?”, moderada por Leonel Cunha e Silva, com intervenções de José Sobral, membro da equipa técnica envolvida na investigação do acidente, e Fernando Mendes, responsável pela operação e manutenção do Elevador do Bom Jesus.
A iniciativa inclui ainda uma visita técnica comentada ao Elevador do Bom Jesus, permitindo conhecer de perto o funcionamento, a operação e a manutenção deste emblemático equipamento.
Programa
13:45 | Receção e acreditação
14:15 | Visita Técnica ao Elevador do Bom Jesus
15:15 | Abertura
Representante da Confraria*
Leonel Cunha e Silva, Delegado Distrital de Braga da OE
Carlos Neves, Presidente do Colégio de Mecânica da OE
15:30 | Segurança Funcional em Engenharia Mecânica
José Sobral, Vogal do Colégio de Engenharia Mecânica e membro da equipa técnica envolvida na investigação do acidente do Elevador da Glória
16:00 | O Elevador do Bom Jesus e os Desafios da Operação
Fernando Mendes, Responsável pela operação e manutenção do Elevador do Bom Jesus
16:30 | Mesa-redonda – O caso do Elevador da Glória: que lições para a Engenharia Mecânica?
Carlos Neves, Presidente do Colégio de Mecânica da OE
José Sobral, Vogal do Colégio de Engenharia Mecânica e membro da equipa técnica envolvida na investigação do acidente do Elevador da Glória
Fernando Mendes, responsável pela operação e manutenção do Elevador do Bom Jesus
Moderação: Leonel Cunha e Silva, Delegado Distrital de Braga da OE
17:15 | Encerramento
Hugo Cal Barbosa, Coordenador do Grupo Trabalho de Engenharia Mecânica Norte
17:30 | Porto de Honra