Partilhe

Faleceu o engenheiro António Silva Cardoso

Membro da Ordem dos Engenheiros desde 1978, António Silva Cardoso, faleceu esta quarta-feira, aos 66 anos de idade, vítima de doença prolongada.

  Às 13h00 desta quinta-feira, dia 20 de janeiro, o corpo segue para a Igreja do Foco, onde se realizará uma missa de corpo presente, com início marcado para as 13h30. O funeral realiza-se nesta mesma tarde, na Murtosa, na zona de Aveiro. O percurso de António Cardoso (1955-2022) confunde-se com a Universidade e com a FEUP, instituição onde se notabilizou, ao longo de mais de quatro décadas, como docente, investigador e consultor na área da Engenharia Civil e, em particular, da Geotecnia. Licenciado (1977) e doutorado (1988) em Engenharia Civil pela FEUP, iniciou a atividade docente na faculdade em 1976. Professor Catedrático desde 2002 e detentor de um extenso currículo académico, assinou cerca de 150 publicações em livros, revistas e atas de reuniões técnico-científicas nacionais e internacionais (incluindo vários artigos premiados), tendo participado e coordenado vários  projetos de investigação nacionais e europeus. Ainda no domínio da Geotecnia, participou nas comissões encarregues da elaboração da normalização geotécnica nacional e dirigiu a Revista Geotecnia, da Sociedade Portuguesa de Geotecnia. Em paralelo com a atividade docente e científica, António Cardoso destacou-se igualmente no exercício de diversos cargos de gestão, quer na FEUP, quer na Universidade, onde desempenhou as funções de membro do Conselho Geral e do Conselho de Gestão, bem como de Pró-Reitor (1998-2006) e Vice-Reitor em dois reitorados distintos (2006-2014 e 2018-2022). Enquanto Pró-Reitor e Vice-Reitor responsável pelos pelouros das obras e do património edificado, António Silva Cardoso foi um dos principais responsáveis pela ampliação e requalificação do campus universitário, pela modernização dos seus equipamentos e infraestruturas e pela recuperação do património da Universidade levadas a cabo neste início de século. Entre as obras edificadas/requalificadas durante os seus mandatos destacam-se, entre outras, a expansão do polo da Asprela (incluindo os edifícios da Faculdade de Engenharia, da Faculdade de Medicina Dentária da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação, do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina ou do polo central da UPTEC – Parque da Ciência e Tecnologia da U.Porto), o complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Farmácia (ICBAS/FFUP), os edifícios da Faculdade de Direito, do  Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e, mais recentemente, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. António Cardoso era, desde janeiro de 2020, o presidente da Direção da UPTEC.   Fonte: Notícias UP Imagem: Egidio Santos/U.Porto

+ Notícias

Fórum Ambiente: “são iniciativas como esta que contribuem para formar engenheiros mais conscientes, mais preparados e mais comprometidos com os desafios da sustentabilidade”

Investigação, Infraestruturas e Estratégias para o futuro em discussão na 17ª edição das Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente da FEUP

Fenómenos climatéricos, barragens e recursos hídricos: “Há Conversas de Engenharia” com Rui Cortes

TESTE TEXTO FORM ESTRA

The Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) is launching a special training offer aimed at foreign members, with the goal of supporting their professional integration and facilitating access to the Portuguese labor market.

These training programs were designed to address the specific challenges faced by foreign engineers when starting their professional activity in Portugal, particularly with regard to the legal and regulatory framework and the professional practices in force.

OERN recognizes that successful integration requires more than the recognition of qualifications. It requires clear information, proper guidance, and an understanding of the Portuguese professional context. By offering dedicated training programs, OERN reinforces its commitment to the integration of its foreign members, promoting equal conditions in the exercise of the profession and contributing to a more qualified and integrated engineering practice.

Discover the training courses available on this page.