Formação

O Design no Desenvolvimento de Novos Produtos

Brevemente

Competências de Saída

O Design como forma de aproximação macro à solução de problemas concretos. Uma abordagem focada na inovação que envolve o utilizador em todas as suas fases do processo, aumentado assim a probabilidade de sucesso de um produto no mercado. O Design percepcionado como uma ferramenta estratégica e colaborativa, que promove a interação entre todos os intervenientes de um determinado desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos

Sessão 1 – Design, Design Industrial e Design Thinking

– O que é o Design

– O papel do designer no desenvolvimento de produtos

– Métricas de ação em design

Sessão 2 – O Processo de Design

– As fases de processo do design

– O papel do utilizador no processo de design

– As equipas interdisciplinares, os problemas complexos, a colaboração e a prototipagem

Sessão 3 – Metodologia Design Thinking – Parte I 

– Fase Entender – conhecer o problema e o contexto

– Fase Definir – especificar o problema concreto

Sessão 4 – Metodologia Design Thinking – Parte II 

– Fase Idear – gerar ideias para solucionar o problema

– Fase Prototipar – tornar as ideias tangíveis

– Fase Testar – testar as ideias

Sessão 5 – Os Resultados do Design  

– O valor do Design na economia

– O valor do Design percepcionado nas empresas

Destinatários/as

Membros e não membros.
Todos os profissionais da área da Engenharia que estejam envolvidos em processos de desenvolvimento de produto e inovação, ou tenham um especial interesse por esta área.

Observações

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Formações Relacionadas