A nova sessão de “Engenharia às Sextas”, promovida pela Delegação Distrital de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros, intitulada “Energias Renováveis Marinhas – Desenvolvimentos Recentes, Desafios e Perspetivas Futuras”, contou com a presença do orador convidado, Tiago Ferradosa, Docente da Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que expôs a sua visão integrada sobre as energias renováveis, com particular incidência nas energias oceânicas, bem como o mix energético para a produção de eletricidade à escala mundial.
O Professor apresentou ainda as potencialidades, as limitações e os desafios de futuro relativamente à instalação de plataformas flutuantes eólicas offshore ao longo da costa portuguesa e partilhou ainda dos projetos de investigação em que participou, desenvolvidos sobretudo no Laboratório de Hidráulica FEUP. Deu ainda a conhecer as principais oportunidades que se apresentam a serem exploradas ao nível do conhecimento técnico para o desenvolvimento de projetos onshore e offshore.
Já na parte final da apresentação decorreu um debate sobre várias questões relacionados com o tema, com particular incidência nas problemáticas dos parques eólicos offshore na subsistência das comunidades piscatórias.
Como tem sido habitual, a sessão foi antecedida por um momento de confraternização, levado a cabo pelo convidado Miguel Viseu, Engenheiro e enólogo da Aphros Wine, que presenteou os membros com uma prova de vinhos, das castas do Loureiro, Trajadura e Espadeiro.
Veja a fotogaleria: