Esta visita procura convidar o público a percorrer um mapa curatorial onde a palavra poética constrói território, memória e identidade. Através do trabalho de Manuela Pimentel, a exposição propõe uma experiência de escuta e de leitura do espaço expositivo como uma cidade viva, habitada por vozes de poetas que atravessam culturas, geografias e tempos.
A visita pretende estimular a reflexão sobre o poder transformador da linguagem, a diversidade cultural e o diálogo entre arte visual e poesia, valorizando a palavra como lugar de encontro, resistência e imaginação coletiva.
Após o acolhimento, segue-se a visita à exposição. O evento terminará com um momento de convívio onde estará à disposição um pequeno coffee break.
Sobre Manuela Pimentel
Manuela Pimentel nasceu no Porto e licenciou-se, em 2003, em Artes Plásticas – Desenho, pela Escola Superior Artística do Porto. Expõe, individual e coletivamente, desde 2001. Ao longo de duas décadas e meia, a sua prática artística explora diferentes tecnologias, que vão da pintura ao vídeo, não sendo um detalhe ter escolhido o desenho como disciplina preferencial. “Tomando a cidade como a casa, a rua como uma casa de paredes sem teto”, a artista assume cedo a posição de uma transeunte observadora do espaço público e das suas vozes, questionando semióticas e os lugares de fixação das identidades e da História. Na escuta da cidade e no processo de apropriação e transformação dos cartazes, o azulejo ressoa enquanto símbolo, sendo, na verdade, prova viva do nosso eterno espírito multicultural.