Partilhe

[Fotogaleria] Roteiros da Engenharia da OERN debatem as novas profissões do mar

O Roteiro da Engenharia do Mar, integrado no ciclo de Roteiros da Engenharia da OERN, seguiu os caminhos de Viana do Castelo no passado dia 17 fevereiro.

Num país que tem um território maior nos oceanos do que em terra, a economia do mar é um trunfo para fazer Portugal avançar. O contributo das tecnologias e engenharias é decisivo para tirar o melhor partido desta riqueza.

Este princípio esteve subjacente ao Roteiro da Engenharia do Mar, que a Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) organizou e que arrancou com uma visita à M.A.R. Kayaks – ou Nelo, como é mais conhecida. A engenharia envolvida no design, validação fabrico dos famosos kayaks foram alguns do pontos possíveis de verificar numa visita, conduzida por Luis Ramos diretor-geral da Nelo.

Depois desta visita os roteiros seguiram para a Ocean Winds onde foi possível perceber todo o processo de implementação do primeiro parque eólico marítimo flutuante semissubmersível do mundo.

Conferência "Novas profissões do mar"

A tarde foi ocupada com grande conferência na delegação distrital de Viana do Castelo.

A sessão de abertura contou com a intervenção do Delegado Distrital de Viana do Castelo, Vítor Correia, que lembrou que: “um país como nosso com território parco em recursos, tem nos oceanos oportunidades muito relevantes.” Já o Presidente da OERN, Bento Aires apontou que é preciso “trabalhar cada vez mais na literacia dos oceanos, introduzir o tema nos programas de formação desde o Pré-Escolar ao Superior".

Na sessão de abertura José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, apontou que a “tecnologia offshore vai levar a novos serviços e profissões. Muitas áreas de Engenharia vão ter de fazer uma reorientação para o setor do mar.” Já o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, completou afirmado que “este é tempo certo, e Viana do castelo está a transformar-se num centro e competências de energias renováveis oceânicas.”

Para a mesa redonda a OERN convidou especialistas para debater o tema que ali foi chamado a análise.

Nuno Silva do CEiiA, João Abrantes, do IPVC, Lauda Jimenez, da CoLab+Atlantic, José Pinheiro da Ocean Winds e Eduardo Pacheco, da Corpower compuserem o painel moderado por Eugénio Campos Ferreira, UMinho.

Os “Roteiros de Engenharia” são um projeto da OERN que irá durar até ao final de 2024 e que cruza o território com colégios de especialidade dando a conhecer casos, projetos, iniciativas de Engenharia que promovam o desenvolvimento económico e crescimento social, valorizando os Engenheiros.

+ Notícias

[Novo] Protocolo com The Editory Collection Hotels

Houve visita técnica às instalações da Voltalia no Porto

[Emprego] SEE.ARCH recruta Engenheiro/a Civil