Em maio de 2022 foi enviado aos membros da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) um inquérito para efeitos de levantamento de necessidades de atuação para o novo triénio 2022-2025, bem como aferir a satisfação no âmbito dos serviços prestados pela OERN.
A satisfação global dos membros com a OERN é de 78%, sendo que no que diz respeito à recomendação dos serviços da OERN, 91% dos inquiridos admitiram recomendá-lo a outro associado. Realça-se também que do universo de membros que responderam ao inquérito, 5% exerce a atividade profissional no estrangeiro, sendo os países de maior representatividade Angola, Brasil e Espanha.

Atendimento
A interação dos membros da Região Norte com os serviços realiza-se preferencialmente através de meios digitais, designadamente, email (78%) e Balcão Único Sigoe (42%). Verifica-se ainda que 25% dos membros contacta os serviços via telefone. Neste sentido, a OERN continuará a apostar na melhoria do atendimento digital e telefónico, cada vez mais orientado na proximidade ao membro.
Constata-se também que 42% dos inquiridos manifestaram ser insuficiente a flexibilidade e autonomia dos serviços na resolução de situações invulgares e 30% considera importante implementar melhorias no Balcão Único.
Aproximadamente 56% utilizaram os serviços OERN “1 a 5” vezes nos últimos 12 meses. Por outro lado constata-se que 14% dos membros não interage com os serviços, sendo que desta forma é complexo aferir e alcançar os interesses e/ou necessidades dos mesmos.
Assuntos profissionais
No que concerne dos serviços da OERN adstritos aos assuntos profissionais, foram avaliadas três questões: Celeridade no reconhecimento de competências profissionais, flexibilidade e autonomia na resolução de situações invulgares e pertinência do resumo mensal da legislação adstrito à profissão.
Cerca de 50% avaliaram as questões acima como “Bom” e dos restantes 50%, aproximadamente 25% classifica como “Suficiente” e “Fraco” e os demais 25% desconhece ou não responde.
Neste âmbito dos assuntos profissionais os membros que responderam ao inquérito identificaram as seguintes áreas que consideram mais pertinentes para este novo triénio:
- Sessões técnicas no âmbito profissional (67,5%);
- Atos de engenharia por especialidade (debate/comentário/valorização/divulgação) (64,1%);
- Divulgação de legislação (56,9%);
- Legislação comentada (52,7%);
- Noticias sobre a profissão (47,4%);
- Biblioteca digital (29%);
- Informação jurídica no âmbito da competência profissional e ética e deontologia profissional (26,3%);
- Concursos públicos (21%).
Formação
Em relação à área da formação OERN, observamos que a maioria dos inquiridos (59,4%) não frequentaram qualquer ação de formação da Região Norte nos últimos 12 meses. Observa-se também que 57,7% dos membros têm preferência pela formação online.
Dos dados recolhidos retira-se a necessidade de proceder a uma análise distinta da relevância dos temas, assim como da relação qualidade/preço.
Atividades e eventos
No que diz respeito às atividades e eventos, em média, 60% dos inquiridos classificam os pontos auscultados entre “Suficiente” e “Bom”: agenda de eventos; âmbito técnico-científico, âmbito social e cultural.
Atendendo à média de 25% com classificação “Suficiente”, interessa analisar e sistematizar novas propostas de atividades no sentido de procurarmos alcançar maior satisfação pelos membros nesta área, bem como atendendo à preferência de atividades presenciais (49%), ter em consideração este formato (pós contexto pandémico) no planeamento das mesmas.
Comunicação
Das respostas obtidas, verifica-se que a utilização dos principais canais de comunicação utilizados pelos membros são o site oern.pt e a plataforma de notícias HaEngenharia.pt. Os membros da Região Norte continuam a pontuar com maior satisfação estes dois canais da OERN face o portal nacional.
Sobre as redes sociais, apesar de níveis de interação satisfatórios, dos dados recolhidos constata-se que 43% dos membros em relação ao Facebook e ao Linkedin “Não sabe/não responde”, já em relação ao Instagram a percentagem sobe para 57%.
No que respeita à Newsletter semanal, cerca de 76% dos inqueridos avaliaram acima de “Bom”.
A OERN agradece a todos os membros da Região Norte que participaram, sendo que os comentários e sugestões recebidas integrarão o sistema de melhoria dos serviços e atividades desenvolvidas na OERN.