Apesar da crescente adoção do BIM no setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), muitos profissionais continuam a sentir dificuldades na sua implementação prática: objetivos pouco claros, processos mal definidos, excesso de ferramentas e frustração entre equipas.
Nesta sessão, Orlando de Azevedo irá apresentar casos reais de implementação BIM, analisados de forma crítica e transparente, focando não apenas os sucessos, mas também os erros, dificuldades e decisões que marcaram o processo.
Mais do que falar de software, esta palestra aborda o BIM como sistema de trabalho, explorando:
- porque é que muitas implementações falham;
- o que realmente funciona em contexto de projeto;
- quais os erros mais comuns a evitar;
- que decisões fazem a diferença antes, durante e depois do arranque BIM.
Sobre o orador Orlando de Azevedo
Engenheiro Civil, especialista em Building Information Modeling (BIM) e tecnologias digitais aplicadas ao setor AECO. Mais de 20 anos de experiência em direção de obra, gestão de projetos e projetista de especialidades. Fundador da BIMMDA, desenvolve atividade nas áreas de implementação BIM, coordenação técnica, Laser Scan, fotogrametria, realidade virtual e aumentada, colaborando com diferentes entidades em contexto de projeto e obra.
Com experiência prática em processos de implementação BIM, tem-se dedicado também à formação e à partilha de conhecimento, com foco na estruturação de metodologias, definição de processos e integração de tecnologias digitais na prática profissional.
Orlando de Azevedo tem uma Licenciatura em Engenharia Civil pela UTAD, Mestrado em Materiais, Reabilitação e Sustentabilidade pela Universidade do Minho, Master BIM Manager pela Zigurat e Doutoramento em Arquitetura não conferente de grau pela FAUP