Partilhe

Colégio de Ambiente na apresentação de livro sobre as cidades e as alterações climáticas

Mercês Ferreira, Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte, será moderadora da apresentação do livro “A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas”, no próximo dia 22 de setembro na ANJE.

A apresentação do livro “A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas” é integrada na Conferência “The Future of Cities” da Câmara de Comércio Luso Britânica com a Embaixada de Inglaterra em Portugal. A Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente – Norte irá moderar esta apresentação.

Este é um livro, da autoria de Jorge Cristino, sobre o problema das alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável, dando destaque ao papel que as cidades podem e devem desempenhar no panorama internacional em prol da sustentabilidade e da saúde planetária.

Programa

17h30 Intervenção da Ordem dos Engenheiros - Eng.ª Mercês Ferreira, Coordenadora do Colégio de Engenharia do Ambiente - Norte;

17h35 Intervenção da Câmara de Comércio;

17h55 Apresentação do livro - Dr.ª Célia Ramos, Vice-Presidente da CCDRn e Ex-Secretária de Estado que apresenta (15’)

18h00 Encerramento - Jorge Cristino.

Data: 22 de setembro
Local:
Auditório da ANJE, R. de Paulo da Gama, 4169-006 Porto

Jorge Cristino
Mestre em Relações Internacionais, pós-graduado em Direito do Ambiente e especializado em Cooperação para o Desenvolvimento e em Estudos Europeus. Atualmente exerce funções como gestor público no setor empresarial do estado, na área do ambiente. É júri do indicador das alterações climáticas do Programa Municípios ECOXXI – Bandeira Verde e membro do Grupo de Missão para o reconhecimento do Clima como Património Comum da Humanidade, junto das Nações Unidas. É regularmente convidado como especialista em iniciativas na área do desenvolvimento sustentável e autor do livro “A Missão das Cidades no combate às alterações climáticas”, bem como de vários artigos científicos e de opinião. Foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, no XXI Governo Constitucional. Fundou e presidiu várias associações cívicas e culturais e, ao nível autárquico, foi adjunto da vereação nas áreas do Ambiente, Serviços Urbanos, Mobilidade, Proteção Civil Municipal, Urbanismo e Relações Internacionais. Foi Presidente fundador do centro de investigação e educação ambiental, Laboratório da Paisagem de Guimarães, vogal do Conselho de Administração do CVR – Centro de Valorização de Resíduos e da empresa Vitrus Ambiente EM, SA.

+ Notícias

Fórum Ambiente: “são iniciativas como esta que contribuem para formar engenheiros mais conscientes, mais preparados e mais comprometidos com os desafios da sustentabilidade”

Investigação, Infraestruturas e Estratégias para o futuro em discussão na 17ª edição das Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente da FEUP

Fenómenos climatéricos, barragens e recursos hídricos: “Há Conversas de Engenharia” com Rui Cortes

TESTE TEXTO FORM ESTRA

The Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) is launching a special training offer aimed at foreign members, with the goal of supporting their professional integration and facilitating access to the Portuguese labor market.

These training programs were designed to address the specific challenges faced by foreign engineers when starting their professional activity in Portugal, particularly with regard to the legal and regulatory framework and the professional practices in force.

OERN recognizes that successful integration requires more than the recognition of qualifications. It requires clear information, proper guidance, and an understanding of the Portuguese professional context. By offering dedicated training programs, OERN reinforces its commitment to the integration of its foreign members, promoting equal conditions in the exercise of the profession and contributing to a more qualified and integrated engineering practice.

Discover the training courses available on this page.