Partilhe

“O setor da construção necessita de medidas próprias e específicas”

Por Bento Aires -  Coordenador do Colégio Engenharia Civil - Região Norte
Atento às expectáveis consequências do COVID-19 o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Civil da Região Norte (CRCEC) manifesta a sua preocupação com o impacto no setor da construção, setor a que os Engenheiros Civis têm especial exposição. É esperado que do COVID-19 resulte numa paragem brusca da produção, em especial da construção civil. Reconhecemos que a construção civil é um trabalho de equipas multidisciplinares que para se produzir é necessária a relação direta entre os diferentes players da atividade, desde os operacionais de campo, aos profissionais de Engenharia e a sua presença in situ destas equipas multidisciplinares. Esta atividade, não é compatível com teletrabalho ou isolamento, ao revés da atividade de projeto e outras prestações de serviço. Numa altura em que o setor da construção apresentava sinais de recuperação, face à crise dos últimos anos, reconhecemos que o setor da construção necessita de medidas próprias e específicas, que permitam as empresas da especialidade e os profissionais liberais conterem e ultrapassarem este período, que se deseja curto, mas que envolverá uma redução ou até uma paragem nas atuais frentes de trabalho. Estas medidas, devem visar a contenção das empresas de forma a garantir a continuidade da operação, aquando do término da pandemia, enumeramos algumas medidas que identificamos no imediato:

Proteger socialmente os profissionais nos períodos de inatividade;

  Programação criteriosa das tarefas com vista à redução de contacto entre os profissionais;

Ser considerado que a pandemia é equiparada um fenómeno natural de modo a permitir o acionamento de outros mecanismos de mitigação de risco;

Possibilidade prorrogação dos contratos em igual período ao da declaração do estado de emergência ou tempo de inatividade forçada;

Linhas de apoio dedicadas para apoio aos encargos fixos da operação e garantia da receita (e. g. linhas de factoring).

O Colégio de Engenharia Civil - Região Norte continuará atento às medidas implementadas, encontrando-se disponível para apoiar as preocupações e necessidades dos seus membros, bem como receber propostas e sugestões que entendam oportunas sobretudo de medidas idênticas às elencadas.

Terminamos com uma mensagem de agradecimento aos profissionais que diariamente combatem diretamente este vírus para tratar de nós e dos nossos e que, ao contrário de nós, não podem ficar em casa.

Ficamos ao vosso dispor e se precisarem de um Engenheiro Civil, estamos aqui!

+ Notícias

Corrida de Karting do Clube OERN junta membros numa experiência de velocidade

OERN destaca alta velocidade Porto–Vigo como prioridade no XII Encontro Galiza–Norte de Portugal

Ordem dos Engenheiros e Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos celebram 25 anos de cooperação transfronteiriça

TESTE TEXTO FORM ESTRA

The Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) is launching a special training offer aimed at foreign members, with the goal of supporting their professional integration and facilitating access to the Portuguese labor market.

These training programs were designed to address the specific challenges faced by foreign engineers when starting their professional activity in Portugal, particularly with regard to the legal and regulatory framework and the professional practices in force.

OERN recognizes that successful integration requires more than the recognition of qualifications. It requires clear information, proper guidance, and an understanding of the Portuguese professional context. By offering dedicated training programs, OERN reinforces its commitment to the integration of its foreign members, promoting equal conditions in the exercise of the profession and contributing to a more qualified and integrated engineering practice.

Discover the training courses available on this page.