A cerimónia de tomada de posse decorreu no passado dia 31 de março, no Fundação Cupertino Miranda, no Porto
Bento Aires tomou posse como Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros (OERN), no passado dia 31 de março, para o triénio 2022-2025, numa cerimónia que decorreu, na Fundação Cupertino Miranda, no Porto.
A acompanhar Bento Aires no Conselho Diretivo estarão Maria João Correia (Vice-Presidente) José Manuel Freitas (Secretário), Ana Cláudia Teodoro (Tesoureira), José Campos e Matos, Ana Quintas e Vítor Lima (vogais).

“Mais do que representar a Engenharia, representamos os Engenheiros”
Bento Aires, presidente OERN
Bento Aires lembrou no seu primeiro discurso enquanto presidente da OERN que “mais do que representar a Engenharia” a OERN “representa os Engenheiros” e por isso recebe a “confiança e a responsabilidade de decidir sobre o reconhecimento profissional. E isso deve ser feito com “equidade, lisura e respeito”. Lembrou ainda que a ação dos novos membros eleitos “quer-se una, invicta, imparcial e não permeável a qualquer influência, motivação circunstancial e, muito menos, ditada por circunstâncias eleitorais.”

“Os próximos tempos serão exigentes para a Engenharia”
Bento Aires, presidente OERN
Bento Aires, durante a sua intervenção, alertou que “as ordens profissionais vão enfrentar, nos próximos tempos, desafios críticos à sua funcionalidade e existência” na sequência da expectável alteração à lei das Ordem profissionais, tema em cima da mesa do novo Governo.
“As ordens profissionais, pelo menos a nossa, têm de ser firmes na defesa da sua liberdade e autonomia de ação. Admitir o controlo, a tutela da nossa ação, que não seja determinado interpares, é uma ameaça aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e organizações. E pode representar um perigo para a própria Engenharia.”
“Estamos a acordar para outras crises”
Bento Aires, presidente da OERN
Por esse motivo, o novo presidente da OERN lançou o repto aos dirigentes da instituição para que sejam “capazes de olhar o futuro de frente” para poder “garantir a sustentabilidade” da Ordem e das “futuras gerações de engenheiros”.
Bento Aires alertou ainda para as crises que se seguirão à crise causada pela pandemia. “Os próximos tempos serão exigentes” para a Engenharia. “Estamos a acordar para outras crises”. E enumera: crise climática, crise energética, crise de matérias primas, crise alimentar e crise de mão de obra.”
Intervenção, reconhecimento e valorização da Engenharia são os objetivos imediatos que a equipa liderada por Bento Aires se propõe atingir. Para tal haverá campanhas de comunicação dirigidas sociedade, aumento da reputação e da capacidade de ação dos engenheiros, reorganização funcional da OERN que “permita o reforço do apoio ao membro” bem como “refletir como densificar os atos de Engenharia”.

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, também presente nesta cerimónia, referiu que a “OERN é um parceiro presente na Câmara Municipal do Porto” e que não tem dúvidas de que a “Engenharia está no centro da inovação e desenvolvimento sustentável das cidades” e que o “know-how dos engenheiros será essencial para resolver os problemas da sociedade”.
A cerimónia contou ainda com a intervenção do novo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, que referiu que os próximos três anos “serão importantíssimos” e desafiantes para todos os engenheiros, sendo que “a modernização da Ordem dos Engenheiros, valorização dos engenheiros e a contribuição para a sociedade”, são os eixos principais do seu mandato.

Houve ainda tempo para as intervenções do presidente cessante da Mesa da Assembleia Regional, Gerardo Saraiva de Menezes, o presidente cessante da OERN Joaquim Poças Martins e do presidente empossado da Mesa da Assembleia Regional da OERN, António Adão da Fonseca.



Nesta cerimónia tomaram posse também o novo Conselho Diretivo, os Conselhos Regionais de Colégio, Delegações Distritais, Conselho Fiscal, Conselho Disciplinar e Mesa da Assembleia Regional.
Conheça os novos Órgãos Sociais da OERN
Conselho Diretivo

Mesa da Assembleia Regional

Conselho Disciplinar

Conselho fiscal

Colégio REGIONAL de ENgenharia CIVIL

Colégio REGIONAL de ENgenharia elETROTÉCNICA

Colégio REGIONAL de ENgenharia mECÂNICA

Colégio REGIONAL de ENgenharia Geológica e Minas

Colégio REGIONAL de ENgenharia química e biológica

Colégio REGIONAL de ENGENHARIA gEOGRÁFICA

Colégio REGIONAL de ENGENHARIA aGRONÓMICA

Colégio REGIONAL de ENGENHARIA fLORESTAL

Colégio REGIONAL de ENGENHARIA mATERIAIS

Colégio REGIONAL de ENGENHARIA INFORMÁTICA

Colégio REGIONAL de ENGENHARIA aMBIENTE

dELEGAÇÃO dISTRITAL DE vILA rEAL

dELEGAÇÃO dISTRITAL DE bRAGA

dELEGAÇÃO dISTRITAL DE vIANA DO cASTELO

dELEGAÇÃO dISTRITAL DE bRAGANÇA
