Partilhe

[Vídeo] Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa (Troço Soure) apresentada na OERN

No passado dia 12 de julho a OERN recebeu Carlos Fernandes, Vice-Presidente da IP – Infraestruturas de Portugal, para a apresentação da Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa (Troço Soure). 

A sessão de abertura esteve a cargo de Bento Aires, Presidente de Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Isabel Lança – Presidente de Ordem dos Engenheiros – Região Centro e Fernando de Almeida Santos – Bastonário da Ordem dos Engenheiros.

Durante a sessão Bento Aires afirmou que vê “bastante racionalidade” no projeto da alta velocidade ferroviária, referindo-se ao faseamento do projeto, mas pediu medidas para atrair profissionais para o executar.

Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), estimou que a construção arranque entre o final de 2025 e início de 2026, mencionando que a empresa está a trabalhar em soluções com Santa Maria da Feira e Espinho para minimizar impactos possíveis relacionados com a futura linha de alta velocidade.

"No caso de Santa Maria da Feira, basicamente temos dois tipos de soluções: uma solução que impacta mais em termos de habitações, que é mais para o lado de Ovar, e uma solução que impacta mais no Europarque, em termos da sua expansão. Tentámos encontrar uma solução intermédia". Quanto a Espinho, referiu que "a solução que tudo indica que será aprovada, porque é a solução que claramente tem menos impactos, implica cerca de nove afetações de habitações".

Este projeto tem um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, sendo que a ligação entre Lisboa - Porto deverá ser de hora e quinze minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Vila Nova de Gaia. O desenvolvimento de projeto e construção da primeira fase (Porto - Soure) está previsto decorrer entre 2024 e 2028, e o Soure - Carregado entre 2026 a 2030.

Faça o download da apresentação aqui

Reveja a sessão aqui

+ Notícias

Engenharia em Destaque: Sustentabilidade, Inovação e 40 Anos de Transformação Europeia

Vídeo] Futuro das Mulheres na Ciência: “Há imensas vocações que só descobrimos se explorarmos”

[Tertúlia] Especialistas debatem os desafios e as oportunidades da sustentabilidade e da economia circular na Engenharia

TESTE TEXTO FORM ESTRA

The Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) is launching a special training offer aimed at foreign members, with the goal of supporting their professional integration and facilitating access to the Portuguese labor market.

These training programs were designed to address the specific challenges faced by foreign engineers when starting their professional activity in Portugal, particularly with regard to the legal and regulatory framework and the professional practices in force.

OERN recognizes that successful integration requires more than the recognition of qualifications. It requires clear information, proper guidance, and an understanding of the Portuguese professional context. By offering dedicated training programs, OERN reinforces its commitment to the integration of its foreign members, promoting equal conditions in the exercise of the profession and contributing to a more qualified and integrated engineering practice.

Discover the training courses available on this page.