A Delegação Distrital de Bragança recebe a partir do dia 6 de junho a Exposição de Máscaras dos Rituais de Inverno. Visite!
Entre 6 e 30 de junho poderá visitar, na sede da Delegação Distrital de Bragança, a exposição de Máscaras da autoria do artesão Isidro Rodrigues.
Em exposição estarão 20 máscaras de lata e latão velho (10 simples e 10 com adornos: cornos e barbas de pêlo de animais), que representam o diabo e outras figuras antropomórficas.
Estas máscaras são utilizadas pelos rapazes/caretos, nos rituais das Festas de Inverno, que se realizam nos dias 25 e 26 de dezembro, em AVELEDA-Bragança.
Assim, com esta exposição, pretende-se gerar a interação cultural e social dos membros bem como promover a utilização da sede como um espaço que pretende incentivar os valores da região.
Sobre o autor e o seu trabalho

Isidro Rodrigues, natural de Aveleda – Bragança, faz, nas horas vagas, máscaras de latão velho, lata simples, zinco ou cobre, sem recurso a instrumentos de fabrico atuais, a partir do aproveitamento de desperdícios.
Reinventadas com roupagens e texturas mais ou menos criativas, mantêm as tendências primitivas e o estilo original das usadas nos rituais das festas dos rapazes, muito próximo das que eram feitas antigamente pelos próprios caretos e que estão registadas na etnografia portuguesa.
Ovoides com queixos bicudos, estranhas e disformes nos olhos e na boca, com narizes muito afilados e pontiagudos, surpreendentes com piercings na língua, rendas antigas coladas e até lagartos pintados no rosto.
Personificam figuras grotescas como bois, bodes, o sátiro e o demónio. Ainda hoje, para além da função decorativa ou estética que possam representar, estas, são objetos importantes do ritual. Algumas já foram utilizadas em desfiles e programas promocionais, tanto em Portugal como em Espanha, França, Itália e Japão. Ultimamente, têm sido expostas em certames ligados à temática da máscara, centros culturais e museus.
A pedido da Associação – Centro Cultural e Recreativo Maria Soares Sendas – Cardanha – Torre de Moncorvo, criou em 2019, a Máscara oficial do Entrudo Lagarto com 1 metro de altura, 65 cm de largura, 8 kg, a partir da qual já fez dezenas de réplicas para uso no ritual.
Em 2020, a pedido da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor criou uma máscara em chapa galvanizada, com 80 cm de altura, 50 cm de largura, 3 Kg, para colocação num monumento escultórico no centro da aldeia de Varge.
Tem feito várias réplicas de máscaras de rituais, entretanto desaparecidas, das quais se destaca a máscara da Festa dos Reis ou dos Rapazes de Rio de Onor.
Horário: segunda a sexta das 17h às 19h