A Águas de Portugal está a recrutar engenheiros/as para reforçar a sua equipa em Viana do Castelo.
Engenharia Eletrotécnica
Funções
- Assegurar a responsabilidade da operação e manutenção dos Postos de Transformação, em Média Tensão, a certificação pelo Sistema de Gestão de Energia, a manutenção da instrumentação e automação dos equipamentos afetos às infraestruturas do Sistema de Águas do Alto Minho;
- Planear e gerir nas vertentes humana, técnica e financeira a instrumentação e automação, de acordo com a estratégia definida pela Direção;
- Implementar o Sistema de Gestão de Energia, de acordo com a ISO 50001;
- Realizar e/ou acompanhar auditorias energéticas;
- Assegurar o desenvolvimento e a manutenção do sistema de telegestão da empresa e dos sistemas de monitorização e controlo das instalações, salvaguardando os requisitos de gestão operacional da Águas do Alto Minho, S.A.;
- Desenhar os planos de manutenção preventiva dos equipamentos, contribuir para identificar novas oportunidades e assessorar novos projetos;
- Recolher, compilar e analisar com rigor e fiabilidade a informação sobre a atividade da área, contribuindo para a emissão de pareceres e elaboração de relatórios técnicos;
- Acompanhar a prestação de serviços de entidades externas especializadas, nas áreas que lhe estão confiadas;
- Realizar tarefas e responsabilidades na gestão dos processos de alimentação de energia às instalações, e respetivo licenciamento das infraestruturas de energia, salvaguardando as normativas legais em vigor;
- Agilizar a interlocução com as diferentes entidades envolvidas nos processos afetos à sua atividade;
- Realizar, com zelo, dedicação e espírito de colaboração, todas as tarefas atribuídas e garantir a boa utilização e preservação dos meios de trabalho disponibilizados para exercício das atividades, cumprindo os requisitos legais e a política da Águas do Alto Minho.
Requisitos
- Formação superior em Engenharia Eletrotécnica;
- Inscrição na OE;
- Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador (preferencialmente de aplicações especificas de manutenção);
- Experiência relevante em empresas do setor;
- Conhecimentos na área da automação;
- Conhecimento de equipamentos instalados nas infraestruturas de água e águas residuais;
- Experiência na realização e/ou acompanhamento de auditorias energéticas;
- Fortes conhecimentos no Sistema de Gestão de Energia, de acordo com a ISO 50001;
- Experiência relevante em funções similares.
Os interessados devem candidatar-se aqui
Engenharia Civil
Funções
- Assegurar o planeamento, os estudos e os macroprojectos, sustentando a execução de planos integrados de investimento (novo e substituição);
- Elaborar estudos e/ou projetos de conceção ou remodelação do sistema;
- Emitir pareceres relativos a projetos de redes prediais;
- Zelar pelo cumprimento do controlo da execução física e financeira dos investimentos previstos na Parceria, sugerindo medidas corretivas sempre que ocorram desvios;
- Gerir os processos associados à contratação pública e à obtenção de licenciamentos de funcionamento de infraestruturas;
- Propor a aprovação de estudos e/ou projetos de construção, ampliação e reabilitação;
- Realizar o controlo da obra, fazendo cumprir as obrigações contratuais das entidades externas contratadas e assegurando a coordenação e intercâmbio entre as várias entidades envolvidas (projetista, empreiteiro, fiscalização, IP, Autarquias e outras);
- Dinamizar o processo de seleção de entidades responsáveis por elaborar projetos, executar empreitadas de construção de infraestruturas e/ou fornecedoras dos respetivos equipamentos;
- Promover a atualização do cadastro dos sistemas, através de Sistema de Informação Geográfica (SIG);
- Assegurar a coordenação em contínuo com os responsáveis da exploração, em particular nas fases de arranque e de ligação às infraestruturas existentes;
- Assegurar, sempre que aplicável, a Coordenação de Segurança em projeto e obra (QAS);
- Controlar entidades fiscalizadoras de empreitada em regime de prestação de serviços externos no sentido de fazer cumprir o Plano de Segurança e Saúde, na fase de projeto e obra;
- Elaboração de relatórios com o ponto de situação dos contratos;
- Elaborar/suportar os processos de concurso para a realização de prestações de serviços de Fiscalização,
- Gerir e controlar o orçamento afeto à gestão de projetos, propondo se necessário a sua revisão ou correção;
- Garantir a resposta atempada a solicitações das entidades externas e internas, em termos de informação, assegurando fiabilidade da mesma;
- Dar cumprimento aos procedimentos e normas regulamentares em vigor da Empresa.
Requisitos
- Formação superior em Engenharia Civil;
- Inscrição na OE;
- Formação em Coordenação de Segurança em Obra;
- CAP V – Técnico de Segurança, Higiene e Saúde no trabalho;
- Experiência profissional relevante em funções similares;
- Domínio da informática na ótica do utilizador;
- Conhecimentos de SIG e Autocad;
- Conhecimentos de inglês.
Os interessados devem candidatar-se aqui