Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Iniciação Científica na Área Científica de Governação Eletrónica, no domínio da Monitorização, Medição e Avaliação da Governação Eletrónica, no âmbito do projeto SmartEGOV (NORTE-01-0145-FEDER-000037) da Universidade do Minho, financiado pelo NORTE 2020.
Área Científica: Computer Science / Informatics
Requisitos De Admissão
Estudantes inscritos pela primeira vez num 1º Ciclo do ensino superior ou em Mestrado Integrado nas áreas de Engenharia Física ou Ciências da Computação, com conhecimentos aprofundados em computação quântica.
Plano De Trabalhos
Desenvolvimento da biblioteca QGraphics (quantum searching for ray triangle intersection) para aplicação ao domínio da governação digital.
Legislação e regulamentação aplicável
A bolsa decorrerá em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2015
Local de Trabalho
O trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, Braga, sob orientação científica da Professor Luís Soares Barbosa.
Duração da bolsa
A bolsa de Iniciação Científica terá a duração de 8,5 meses, com início previsto em 15 de outubro de 2018, com termo, obrigatoriamente, na data de encerramento do projeto.
Valor do subsídio de manutenção mensal
O montante da bolsa corresponde 385€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País ( O pagamento da bolsa será efetuado por transferência bancária.
Métodos de seleção
A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os seguintes parâmetros: formação académica e a média das notas das disciplinas concluídas (50%); conhecimentos em computação quântica e experiência comprovada no uso de recursos experimentais neste paradigma (50%).
Composição do Júri de Seleção
Professor Luís Manuel Dias Coelho Soares Barbosa (Presidente); Professor Victor Francisco Mendes Freitas Gomes Fonte (Vogal), Professor José Bernardo Santos Monteiro Vieira Barros (Vogal); Professor José Nuno Fonseca Oliveira (Suplente).
Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os candidatos serão notificados dos resultados finais da avaliação através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
O concurso encontra-se aberto no período de 20 de setembro a 03 de outubro de 2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através da entrega de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações, outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas poderão ser enviadas por email para sec@di.uminho.pt ou entregues pessoalmente, nos dias úteis, durante o período das 09:00h às 12:00h e das 14:30h às 16:30h (exceto à terça-feira e quinta-feira, à tarde) na morada indicada:
Universidade do Minho
Departamento de Informática
A/c Professor Luís Soares Barbosa
Campus de Gualtar
4710-057 Braga