Partilhe

Bento Aires: formação em Engenharia não pode temer a IA

Bento Aires, da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, defende à INGENIUM que a IA deve reforçar a formação contínua dos engenheiros, não travá-la.

Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros defende, em entrevista à revista INGENIUM, que encarar a IA como ameaça à formação seria "um erro" e uma "atitude de resistência à mudança". Bento Aires alerta ainda para a urgência de repensar o modelo de ensino da Engenharia perante as transformações tecnológicas, sociais e económicas que atravessam a profissão.

A inteligência artificial, a digitalização, a sustentabilidade e a escassez de talento estão a redesenhar a profissão a um ritmo sem precedentes, exigindo uma aprendizagem contínua que já não se esgota nos bancos da universidade. É este o pano de fundo da entrevista que Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros e membro do Conselho Diretivo Nacional, concedeu à revista INGENIUM, na edição dedicada ao tema da Formação.

Na conversa, o responsável defende que "temos de repensar o modelo de ensino da Engenharia, precisamente para responder às profundas transformações que estamos a viver", sublinhando a necessidade de reforçar competências de gestão, liderança e pensamento crítico ao longo de todo o percurso académico.

Sobre o papel da inteligência artificial, Bento Aires é direto: a tecnologia deve ser usada para libertar os engenheiros das tarefas repetitivas, mas nunca substituirá a análise crítica que cada projeto exige.

A entrevista aborda ainda o papel da Ordem dos Engenheiros na capacitação contínua dos profissionais, "A Ordem existe para proteger a sociedade, garantindo que o exercício da Engenharia é assegurado por bons profissionais", bem como os desafios da retenção e atração de talento e a ambição de afirmar a Engenharia portuguesa à escala internacional.

Leia a entrevista completa a Bento Aires na edição JUL.AGO.SET 2026 da revista INGENIUM, disponível para os membros da Ordem dos Engenheiros, e descubra a visão do Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte sobre o futuro da formação em Engenharia.

+ Notícias

[Conferência + Visita] Desafios da gestão de risco em sistemas mecânicos

Inscrições abertas para o Torneio de Padel do Clube OERN

Participe no 1º Torneio de Bilhar do Clube OERN

TESTE TEXTO FORM ESTRA

The Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) is launching a special training offer aimed at foreign members, with the goal of supporting their professional integration and facilitating access to the Portuguese labor market.

These training programs were designed to address the specific challenges faced by foreign engineers when starting their professional activity in Portugal, particularly with regard to the legal and regulatory framework and the professional practices in force.

OERN recognizes that successful integration requires more than the recognition of qualifications. It requires clear information, proper guidance, and an understanding of the Portuguese professional context. By offering dedicated training programs, OERN reinforces its commitment to the integration of its foreign members, promoting equal conditions in the exercise of the profession and contributing to a more qualified and integrated engineering practice.

Discover the training courses available on this page.