Partilhe

Livro sobre gestão de infraestruturas hidráulicas apresentado na FEUP destaca investigação aplicada com impacto real

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolheu, no dia 29 de janeiro, a sessão de apresentação do livro Gestão Operacional de Infraestruturas Hidráulicas, da autoria do Jorge Cardoso Gonçalves, uma obra que resulta da aplicação prática de conhecimento científico a casos reais da Águas do Norte, S.A., afirmando-se como uma referência para o setor da água em Portugal.

O evento teve lugar no Auditório Nobre da FEUP e constituiu um momento de reflexão e partilha sobre a importância de uma gestão eficiente, sustentável e tecnicamente fundamentada das infraestruturas hidráulicas, num contexto de desafios crescentes associados às alterações climáticas, à resiliência dos sistemas e à eficiência operacional.

Na sessão de abertura, Bento Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN), destacou a relevância da obra e do conhecimento que lhe está subjacente. Segundo Bento Aires, "quando um engenheiro constrói uma ponte é um dia de festa, mas quando publica um livro também o é, porque é nesse momento que colocamos de forma duradoura o nosso principal ativo, o conhecimento de engenharia, ao dispor da comunidade".

O presidente da OERN sublinhou ainda que o setor se encontra numa nova fase da gestão das infraestruturas hidráulicas. Depois de garantida a democratização do acesso à água e a melhoria da qualidade do serviço, o foco centra-se hoje na "eficiência operacional, na análise de risco, na manutenção e numa abordagem integrada ao longo do ciclo de vida das infraestruturas, áreas que são amplamente desenvolvidas na obra agora apresentada".

Bento Aires realçou também o mérito da FEUP e da Águas do Norte na "promoção de investigação aplicada, destacando que nem sempre é fácil assegurar o compromisso das empresas na concretização de projetos científicos com aplicação prática." Neste caso, a "articulação entre a academia e uma empresa fortemente ligada à engenharia permitiu transformar investigação em conhecimento útil, com resultados concretos e impacto real para o setor."

A sessão foi coorganizada pela Águas do Norte e pela FEUP, com o apoio da Ordem dos Engenheiros- Região Norte, que apoiou a edição da obra, reforçando o seu compromisso com a valorização do conhecimento e da engenharia ao serviço da sociedade.

Para além do autor, o evento contou com intervenções de António Cardoso, José Peixoto Lima, Francisco Taveira Pinto, José Tentúgal Valente, Cristiana da Costa Barbosa e Paulo Rosa Santos, tendo terminado com um debate participado que promoveu a partilha de experiências e perspetivas entre os diversos intervenientes.

REVEJA A APRESETNAÇÃO AQUI

Acesso ao livro AQUI

+ Notícias

Áudio] Há Conversas de Engenharia: “A Engenharia está extremamente comprometida e é fundamental nas estruturas residenciais para pessoas idosas”

OERN recebe sessão sobre a implementação prática do BIM

Engenharia às Sextas discute Engenharia e Geopolítica nos Recursos Marinhos Portugueses