Num contexto de crescente competição global pelos recursos do mar, a questão central já não é a dimensão do espaço marítimo nacional, mas a forma como ele é utilizado. Vários especialistas apontam a Engenharia como elemento-chave para transformar esse potencial em desenvolvimento sustentável, inovação e valor económico.
Guilherme Paredes, orador desta sessão, abordará a forma como a Engenharia surge como um dos pilares centrais dessa transformação, com um papel decisivo no desenvolvimento de tecnologias para exploração sustentável, energias renováveis offshore, robótica submarina, monitorização ambiental e infraestruturas marítimas avançadas.
Sobre o orador Guilherme Paredes
É engenheiro civil, especializado em engenharia offshore, modelação física e numérica de conversores de energia das ondas e estruturas flutuantes. Com mestrado e doutoramento pela FEUP, conta com mais de 14 anos de experiência em investigação e desenvolvimento, em projetos académicos e industriais, colaborando com instituições como o INEGI, Chalmers University of Technology (Suécia) e Aalborg University (Dinamarca). Foi bolseiro da prestigiada bolsa individual MSCA, atribuída pela Comissão Europeia.
Para além da academia, expandiu os seus conhecimentos para a área empresarial, tendo concluído um MBA na Porto Business School.