Adélio Mendes, autor de cerca de 500 artigos científicos e detentor de mais de 35 famílias de patentes, recebeu este galardão devido aos seus contributos para a afirmação da engenharia em Portugal.
Ao vencer a 2.ª edição do Prémio Carreira Galp - Academia de Engenharia o membro da OE e Professor Catedrático da FEUP adquire 10 mil euros para a continuação da aposta no seu percurso científico e tecnológico de referência internacional.
Ana Casaca, diretora de Inovação da Galp reforçou que Adélio Mendes é mais do que um grande professor "é um inovador com impacto nas empresas e na economia, que tem ajudado a criar uma verdadeira cultura empreendedora dentro da Academia”.
Adélio Mendes sucede assim a Arlindo Oliveira, vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Galp - Academia de Engenharia. Uma distinção que reforça o compromisso conjunto da Galp e da Academia de Engenharia em valorizar o talento e a investigação na área, considerada decisiva para o desenvolvimento do país, assistindo-se à sua crescente preponderância perante desafios de grande magnitude como a revolução tecnológica, as alterações climáticas ou a transição energética.