Partilhe

O futuro da Engenharia Civil em destaque na “Tarde Digital em Bragança”

Engenheiros em Bragança para debater e analisar novas tendências do futuro numa sessão conjunta entre o Colégio de Civil e a Delegação de Bragança

No passado dia 15 de setembro, decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – ESTIG/IPB a “Tarde Digital em Bragança”.

Rafael Sobrinho Correia, Delegado Distrital de Bragança e Teresa Braga Barbosa, Coordenadora do Colégio de Engenharia Civil – Norte ressalvaram durante a sessão de abertura a importância das novas tecnologias para o futuro da Engenharia e dos Engenheiros.

Salientaram ainda que é preciso estar na "vanguarda da inovação para gerar impactos positivos no setor da construção". A Engenharia Civil e o setor da construção projetam e constroem estruturas e infraestruturas duradouras, neste contexto, também a "estratégia digital deverá ser duradoura", concluíram.

A tarde de sessões técnicas começou com o tema "Implementação do projeto BIM nos gabinetes de Engenharia", a cargo dos oradores Paula Assis e Ricardo Figueira, da TOP Informática. Na sequência, João Barroso e Ivo Esteves, representantes da BIMMS – integrated engineering, abordaram a temática digitalização na construção, trazendo o caso prático do projeto e construção da Ulster University, campus de Belfast.

Já Miguel Azenha – Professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, abordou o tema Plataformas Digitais para os Processos de Licenciamento, com ênfase no Building Information Modelling (BIM). Paulo Ferreira – Coordenador da BIMSafety destacou os temas relacionados à Segurança na Construção com o BIM, em que mostrou a mudança do paradigma em deixar de ser encarado como apenas uma mudança tecnológica e de software para passar também a uma mudança de procedimentos.

José Carlos Lino, representante da BuildingSMART Portugal, encerrou o ciclo de sessões técnicas com o tema "Normas abertas de interoperabilidade BIM", e enfatizou a abordagem universal para o projeto colaborativo, construção e operação de edifícios/infraestruturas com base em fluxos de trabalho e formatos abertos.

Após uma tarde técnica, com partilha de conhecimento entre oradores e participantes, Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN encerrou a “Tarde Digital em Bragança”, reconhecendo a importância da tema debatido e da iniciativa do Colégio de Civil na descentralização da Ordem e lembrou a importância da interação entre os engenheiros e a comunidade académica, também ela presente no evento.

Este evento foi organizado pela Delegação Distrital de Bragança e pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, com o objetivo de divulgar novas ferramentas digitais para Engenheiros Civis, numa visão estratégica de futuro que já é presente.

+ Notícias

Há Visita Técnica ao Parque das Serras do Porto

Há Engenharia no Campo de Férias OERN, em Bragança

Há descontos para membros da OERN no maior evento de programação Ruby