Sabia que muitas das histórias do Porto também se contam através da engenharia?
A Ordem dos Engenheiros Região Norte (OERN) promove o ciclo “Engenharia que Fez o Porto - Percursos pelas Grandes Obras que Sustentam a Cidade”. Esta primeira visita guiada ao Porto convida Membros Engenheiros/as e respetivas famílias a descobrir a cidade e a conhecer melhor as obras que marcaram a sua história e evolução.
Visita guiada ao Porto: quatro locais para descobrir
A primeira visita realiza-se a 24 de outubro e será conduzida pelo historiador Joel Cleto.
Sob o tema “Poder, Fé e Justiça: Eixos da Identidade Urbana”, o percurso passa por quatro locais emblemáticos do Porto:
Ao longo desta visita guiada ao Porto, Joel Cleto vai partilhar histórias, curiosidades e diferentes perspetivas sobre estes locais. Assim, será possível perceber melhor como a engenharia e a arquitetura acompanharam a transformação da cidade ao longo do tempo.
Além disso, este percurso pretende mostrar que a engenharia está presente no quotidiano da cidade, muitas vezes em lugares por onde passamos sem conhecer a história que escondem.
Engenharia, história e património
Esta será a primeira de várias visitas do ciclo “Engenharia que Fez o Porto”. Ao longo da iniciativa, serão explorados outros temas ligados às grandes obras da cidade, desde as pontes e transportes aos mercados, muralhas e infraestruturas de água e saneamento.
Desta forma, a OERN pretende aproximar a engenharia da história e do património, promovendo também momentos de descoberta e convívio entre os participantes.
📅 24 de outubro
🕙 10h00
📍 Ponto de encontro: Restaurante N’Ordem, Rua de Rodrigues Sampaio, 133, Porto
👥 Lugares limitados
Venha descobrir outro lado do Porto
Há histórias por descobrir nos edifícios, ruas e obras que fazem parte da cidade.
👉 Garanta o seu lugar e venha descobrir o Porto com Joel Cleto.