Partilhe

Sessão técnica sobre a relação das árvores com impermeabilização dos solos

O Colégio de Engenharia Florestal – Norte organiza uma sessão técnica no próximo dia 23 de fevereiro, para analisar as dificuldades de convivência das árvores com opções que contribuam para a impermeabilização dos solos.

As árvores são os elementos estruturantes dos espaços verdes, concedendo benefícios ambientais, ecológicos, paisagísticos, psicológicos e de conforto emocional que aumentam proporcionalmente com a sua dimensão. Assim, árvores de grande porte constituem pontos  fulcrais, devendo as intervenções de requalificação procurar valorizar a sua condição global. Sucede que em diversas tentativas de tornar áreas verdes mais aprazíveis à circulação, são omitidos aspetos de natureza biológica da vegetação. A não consideração desses fatores frequentemente inviabiliza a existência de árvores em boas condições fitossanitárias ou de segurança e de certo modo contribui para a descaraterização de espaços que se pretendem verdes.

Assim, serão discutidas soluções técnicas e economicamente viáveis, que possibilitem a convivência da árvore com a infraestrutura urbana.

Orador: Luís Miguel Pontes Martins

Professor Auxiliar e Diretor do Mestrado em Engenharia Florestal da UTAD. É sócio e técnico da TREE PLUS Spin-off UTAD, que elabora inventários florestais, estudos de diagnóstico e de avaliação de riscos em florestas urbanas e projetos de arquitetura paisagista.

Data: 23 de fevereiro
Horário: 17h30
Local: Sede OERN

+ Notícias

Há Visita Técnica ao Parque das Serras do Porto

Há Engenharia no Campo de Férias OERN, em Bragança

Há descontos para membros da OERN no maior evento de programação Ruby