Completou-se a 9 de julho, 100 dias de mandato do novo Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte e dos seus membros eleitos
Durante esta primeira centena de dias, os novos órgãos eleitos debruçaram-se sobre as questões dos Engenheiros, sobre as suas preocupações e várias ações estão já a decorrer e outras a ser preparadas para responder às suas expectativas.
A OERN quer ser relevante na sociedade, fazer a sua voz ser ouvida dentro e fora de portas (choque da Engenharia) e esse caminho já foi iniciado com os alertas sobre os problemas que afetam a atividade dos Engenheiros.
A par deste posicionamento, há atividades e formações que têm chamado à OERN milhares de membros e continuará a ser uma aposta nos próximos anos com uma panóplia de temas ainda mais diversificados.
Tentando, desde o primeiro dia, cumprir os objetivos que foram apresentados aos membros, os novos órgãos sociais da OERN estão empenhados em ser relevantes para a Ordem, para a sociedade e sobretudo para os seus membros.
FORMAÇÃO
A OERN continua a disponibilizar aos seus membros - e aos membros OE em geral - , um conjunto relevante e dinâmico de formações específicas e transversais para Engenheiros, todas elas certificadas.

Nos primeiros 100 dias deste mandato, houve um total de 983 formandos, distribuídos pelas 26 formações disponibilizadas aos membros.
A formação de qualidade que a OERN oferece aos seus membros continuará ser uma aposta deste Conselho Diretivo e Colégios no sentido de poder garantir aos seus membros uma formação contínua, pilar fundamental para o exercício da profissão.
As formações disponibilizadas pela OERN são certificadas, relevantes, incluindo todas as áreas da Engenharia a preços reduzidos para membros da OE.
ATIVIDADES
Conferências, sessões, visitas técnicas, workshops, palestras e seminários são alguns dos formatos incluídos no conjunto de atividades já organizadas pelo CDRN, Colégios e Delegações das OERN.

Divididas em presenciais e online, houve 1686 participantes em atividades promovidas pela OERN, nestes primeiros 100 dias de mandato.
A primeira atividade organizada no presente mandato decorreu na semana após a tomada de posse, com o Acolhimento aos Novos Membros Eleitos da OERN, que contou com a presença da grande maioria dos novos membros eleitos.
Mas seguiram-se visitas, sessões técnicas presenciais e online, seminários, conferências e muita dinâmica que, durante abril e junho, levaram a Engenharia a todos os distritos da Região Norte (veja aqui)
Estão já a ser preparadas várias ações com forte impacto no segundo semestre do ano, com especial destaque para o Dia Regional do Engenheiro, em Bragança (5 nov.), Cerimónia de Receção aos Novos Membros Efetivos (1 out.) e Concreta 2022 (13 - 16 out).
Recorde as melhores imagens destes 100 dias na fotogaleria no final
Institucional
Os órgãos eleitos da OERN estiveram desde o primeiro dia em permanente contacto com instituições, parceiros, universidades e escolas bem como outras associações e parceiros.
O presidente da OERN, Bento Aires e os Delegados Distritais visitaram e reuniram com todas as Câmaras Municipais, capitais de distrito da Região Norte: Porto (conjuntamente com o Bastonário da OE, Fernando de Almeida Santos), Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real no sentido de aproximar e trabalhar em conjunto com os decisores da Região Norte.
Ainda neste contexto, e em nome CDRN, foi enviada uma comunicação a todas as Câmaras Municipais do Norte, alertando para "intervenção obrigatória de engenheiros nos atos próprios da profissão".
O CDRN continuará atento e ativo na luta intransigente pela dignificação da profissão e dos reais interesses dos nossos Engenheiros.
REUNIÕES COM CÂMARA MUNICIPAIS CAPITAIS DE DISTRITO





OERN NO TERRENO
A OERN esteve, nestes primeiros 100 dias de mandato, presente em diferentes eventos e ações.












CHOQUE DE ENGENHARIA (fase 1)
Colocar os Engenheiros e a Engenharia na ordem dos dia, como percussores dos alertas à sociedade e aos decisores políticos é um dos objetivos deste Conselho Diretivo. Trazer para a primeira linha do debate o papel e importância da Engenharia, transversalmente a todas as áreas da sociedade.



Jornal Notícias: "E quando as pontes caírem?"
RTP: Engenheiros alertam para reflexos de preços e falta de matéria prima
TVI: Falta mão de obra e materiais mais caros. A crise no setor da construção civil
Porto Canal: Orçamento do estado; Execução do PRR - Análise de Bento Aires, Pres. Regional da Ordem dos Engenheiros do Norte
Jornal Notícias: "Engenheiros alertam: subida de preços e falta de matéria-prima "põem contratos em risco"
Jornal de Negócios: “Preços e falta de matéria-prima põem contratos em risco”
Jornal Eco: "Governo prepara regime excecional de preços para contratos públicos"
Jornal de Negócios: “Estamos a acordar para outras crises”
Idealista/LUSA. "Regime de revisão de preços de obras é "demasiado burocrático""
Notícias ao Minuto/LUSA: Regime excecional de revisão de preços de obras é "demasiado burocrático"