A OERN recebe uma sessão/debate de apresentação da proposta da Linha de Alta Velocidade entre Porto-Campanhã e Lisboa, com foco no Troço Porto-Campanhã - Oiã, atualmente em fase de desenvolvimento do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE).
A sessão tem como objetivo informar a população sobre o estado atual do projeto, explicar de forma clara e acessível o Resumo Não Técnico (RNT) e promover a participação pública no processo de avaliação ambiental. Serão apresentados os principais elementos do traçado, as obras previstas e as medidas a implementar para minimizar impactes ambientais.
Conheça os oradores:

PROGRAMA DETALHADO
10h00 | Abertura
- Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte
- Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros
10h20 | Apresentação da proposta do Consórcio para a Alta Velocidade da Área Metropolitana do Porto
António Campos e Matos, Engenheiro
11h00 | Mesa Redonda
MODERADOR: Bento Aires, Presidente da OERN
- Eduardo Souto Moura, Arquiteto
- Carlos Fernandes, Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal
- António Campos e Matos, Engenheiro
- Álvaro Costa, Engenheiro
11h45 | Debate
12h00 | Encerramento
Sobre o troço
O troço em avaliação, com cerca de 71 km, estende-se desde a proximidade da povoação de Cruzes, em Oliveira do Bairro, até à Estação de Campanhã, incluindo também a ligação à Linha do Norte em Canelas. Entre os aspetos mais relevantes que serão abordados na sessão destacam-se:
- A construção da nova Estação de Gaia e a remodelação dos cais da Estação de Campanhã;
- As 16 pontes projetadas, incluindo grandes travessias sobre os rios Largo, Vouga e Douro;
- Os 15 viadutos que permitirão o atravessamento de infraestruturas como a A1, A25 e A29;
- Os 8 túneis, com mais de 6 km no total;
- O conjunto de passagens hidráulicas e passagens para fauna, essenciais para garantir a integração ambiental da infraestrutura.
A nova Linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa permitirá viajar entre as duas cidades em 1 hora e 15 minutos, reforçando o sistema ferroviário nacional e contribuindo para uma mobilidade mais eficiente e sustentável. A infraestrutura será construída em bitola ibérica e permitirá múltiplas ligações à rede ferroviária convencional, incluindo às estações de Aveiro, Coimbra e Leiria.
A apresentação contará com a participação da AVAN Norte – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, S.A., entidade proponente, e da Secretaria de Estado da Mobilidade, responsável pelo processo de licenciamento.