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OERN recebe a Apresentação da proposta para a Linha de Alta Velocidade da Área Metropolitana do Porto

No próximo dia 5 de dezembro, às 10 horas, terá lugar na Sede da OERN uma sessão/debate de apresentação da proposta da Linha de Alta Velocidade entre Porto-Campanhã e Lisboa, com foco no troço Porto-Campanhã – Oiã, com a presença especialistas de reconhecido prestígio. Lugares limitados.

A OERN recebe uma sessão/debate de apresentação da proposta da Linha de Alta Velocidade entre Porto-Campanhã e Lisboa, com foco no Troço Porto-Campanhã - Oiã, atualmente em fase de desenvolvimento do Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE).

A sessão tem como objetivo informar a população sobre o estado atual do projeto, explicar de forma clara e acessível o Resumo Não Técnico (RNT) e promover a participação pública no processo de avaliação ambiental. Serão apresentados os principais elementos do traçado, as obras previstas e as medidas a implementar para minimizar impactes ambientais.

Conheça os oradores:

PROGRAMA DETALHADO

10h00 | Abertura

- Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte
- Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros

10h20 | Apresentação da proposta do Consórcio para a Alta Velocidade da Área Metropolitana do Porto

António Campos e Matos, Engenheiro

11h00 | Mesa Redonda

MODERADOR: Bento Aires, Presidente da OERN

- Eduardo Souto Moura, Arquiteto
- Carlos Fernandes, Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal
- António Campos e Matos, Engenheiro
- Álvaro Costa, Engenheiro

11h45 | Debate

12h00 | Encerramento

Sobre o troço

O troço em avaliação, com cerca de 71 km, estende-se desde a proximidade da povoação de Cruzes, em Oliveira do Bairro, até à Estação de Campanhã, incluindo também a ligação à Linha do Norte em Canelas. Entre os aspetos mais relevantes que serão abordados na sessão destacam-se:

  • A construção da nova Estação de Gaia e a remodelação dos cais da Estação de Campanhã;
  • As 16 pontes projetadas, incluindo grandes travessias sobre os rios Largo, Vouga e Douro;
  • Os 15 viadutos que permitirão o atravessamento de infraestruturas como a A1, A25 e A29;
  • Os 8 túneis, com mais de 6 km no total;
  • O conjunto de passagens hidráulicas e passagens para fauna, essenciais para garantir a integração ambiental da infraestrutura.

A nova Linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa permitirá viajar entre as duas cidades em 1 hora e 15 minutos, reforçando o sistema ferroviário nacional e contribuindo para uma mobilidade mais eficiente e sustentável. A infraestrutura será construída em bitola ibérica e permitirá múltiplas ligações à rede ferroviária convencional, incluindo às estações de Aveiro, Coimbra e Leiria.

A apresentação contará com a participação da AVAN Norte – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade, S.A., entidade proponente, e da Secretaria de Estado da Mobilidade, responsável pelo processo de licenciamento.

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