Entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro de 2021, o BEST Porto irá acolher alunos de todo o país, num curso de verão cujo tema é Cibersegurança. A Ordem dos Engenheiros – Região Norte é parceiro media deste evento.
O
Local Course ’21 - “007: License to Hack” é organizado pelo BEST Porto (
Board of European Students of Technology), um grupo local de uma associação internacional de estudantes sem fins lucrativos, sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e com representação na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O objetivo do curso será a partilha de conhecimento, com componentes práticas e didáticas, acompanhadas de diversão e socialização com alunos de várias partes do país.
Esta iniciativa contará com 16 estudantes provenientes de quaisquer instituições de ensino superior de Portugal, de cursos das áreas de Engenharia e de Ciências. O BEST promove a “
Diversidade Enriquecida” e apoia estudantes europeus de tecnologia na formação de uma mentalidade mais internacional e multicultural, desenvolvendo competências de trabalho e voluntariado em ambiente global, o que lhes permite atingir a sua missão: “
Desenvolvimento dos Estudantes”. Da mesma forma, cria-se uma oportunidade para os membros da organização partilharem conhecimento e ganharem experiência na organização destes eventos.
O curso vai cumprir um papel de formação complementar para os estudantes, onde poderão adquirir conhecimento sobre Cibersegurança, ameaças de ataques e programação. É dividido em 5 temas: criptografia,
hacking, cibersegurança pessoal, legalidade na cibersegurança e segurança de redes. Através desta divisão e diversidade de temas, pretende-se dar aos participantes as ferramentas necessárias para futuras carreiras profissionais e promover o desenvolvimento de competências nesta área, tornando assim os alunos mais informados e proficientes neste tema fraturante da sociedade de hoje em dia. Os temas serão lecionados por meio de sessões providenciadas por especialistas e professores da área.
Este evento é uma extraordinária oportunidade para os estudantes portugueses complementarem o seu percurso académico e, simultaneamente, trocarem experiências e ideias entre eles. Terão também a oportunidade de conhecer novas pessoas de todo o país e apreciar a cultura e as vivências da cidade do Porto. Além de enriquecer os participantes, o curso promove o aumento de experiência por parte dos organizadores que preparam um evento completo de 10 dias, desenvolvendo as suas próprias competências transversais.
Sendo o curso presencial, há medidas de segurança a serem cumpridas de modo a proporcionar um evento seguro e com qualidade para todos os participantes e organizadores. Na edição deste ano, contamos ainda com medidas adicionais de segurança como a testagem dos participantes e organizadores à COVID-19 antes e durante o evento, limpeza das áreas comuns diariamente, uso de máscaras e álcool-gel e manutenção dos espaços de modo a que sejam arejados e com capacidade reduzida.
As
inscrições para o Local Course ‘21 contarão com uma segunda ronda e estarão abertas
de 5 a 24 de julho. O formulário para inscrições pode ser encontrado no
site do evento, ao clicar no botão de inscrições. Podem inscrever-se todos os alunos inscritos em instituições de ensino superior portuguesas à data do evento, em cursos das áreas de Engenharia e de Ciências. O Local Course ’21 representa uma grande oportunidade de aprendizagem e de socialização única, sendo uma ótima iniciativa a nível nacional neste momento mais condicionado.
Sobre o BEST Porto
BEST Porto - Fundado há 25 anos
, sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e com representação na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conta com a participação de mais de 60 membros ativos. A nível local, abrange mais de 10 000 alunos de ambas as faculdades e organiza, anualmente, mais de 10 eventos locais e internacionais, que têm como principal objetivo o desenvolvimento dos estudantes, proporcionando-lhes um ambiente saudável e competitivo em que podem ter um primeiro contacto com o mundo empresarial e desenvolver soft skills.
O BEST –
Board of European Students of Technology - é uma organização europeia sem fins lucrativos, não representativa e voluntária. Presente em 33 países, o BEST tem 92 grupos locais, conta com mais de 3 300 membros associados e atinge cerca de 1,3 milhões de estudantes de tecnologia por toda a Europa.