A obra Arquitetura e Engenharia Romana, de António Vasconcelos, oferece uma análise detalhada das obras de Engenharia da Roma Antiga, destacando a sua importância histórica e técnica.
O autor analisa as principais inovações técnicas que marcaram o Império Romano, sublinhando o seu papel fundamental no desenvolvimento da construção e do urbanismo ao longo da História, como o uso pioneiro de materiais como o betão romano e o domínio de estruturas como o arco, a abóbada e a cúpula.



Presentes nesta sessão estiveram Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Paulo Bento, Diretor da Editora Afrontamento e responsável pela edição deste livro, Armando Coelho, Professor Catedrático Jubilado da FLUP e autor do prefácio da obra e ainda Humberto Varum, Professor Catedrático da FEUP e autor do prólogo.


Os oradores sublinharam a importância desta obra para a compreensão de tantos monumentos que fazem hoje parte da História da humanidade e também da forma como a Engenharia está na base de todos.
António Vasconcelos criou uma obra que mostra como os princípios e soluções romanas continuam a inspirar engenheiras e engenheiros da atualidade na construção dos edifícios do quotidiano.