Partilhe

“A Engenharia Civil está a viver um momento de mudança”

Bento Aires, coordenador do Colégio de Engenharia Civil -  Norte, esteve no passado dia 21 de Novembro a representar a OERN, no  BIM Trends and Innovation que decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).  Esta é já a 3ª Edição do evento, que após o grande sucesso dos anos precedentes, continua com o objetivo de promover e disseminar a metodologia BIM junto das comunidades técnica e académica. No arranque da sua intervenção, Bento Aires foi peremptório ao afirmar que "o BIM é estratégico para a Engenharia Civil e a Engenharia Civil está a viver um momento de mudança e em Portugal uma dupla mudança: entrada das TI e o aumento da procura de profissionais de Engenharia Civil que se se traduzirá a curto prazo no aumento do valor" Nesse sentido o mesmo responsável explicou que a transformação do setor está relacionada com os ciclos económicos. "Já na fase do software de cálculo a construção teve uma fase áurea de produção em que Portugal foi um grande laboratório de construção civil para mundo, que permitiu a reação à crise com a exportação da experiência e conhecimento." Nos anos 90 a construção teve uma nova transformação com o boom do AutoCad e e neste momento, o BIM é o novo boom que conduz a nova transformação do setor.   Neste caminho de mudança há naturalmente desafios, sobretudo no que concerne ao impacto destas mudanças, que incluem resistências, apoio, incentivos e desincentivos;  intensidade de mão de obra da construção, a necessidade de redução dos tempos de obra bem como a capacitação profissional. Por isso é preciso traçar novos objectivos, tais como: a abordagem do ciclo de vida dos projetos, prolongamento da vida útil, conservação, reabilitação, manutenção e conservação; entrega de conhecimento, fiabilidade da informação, foco no utilizador: informação técnica friendly. Há assim um cruzamento destes novos desafios com o BIM, sem descurar a o papel do Estado do qual se espera que "legisle num processo evolutivo cruzado com a adaptação à mudança dos profissionais e que, enquanto comprador, valorize o BIM, que o exija e implemente na conceção, execução e conservação dos infraestruturas, edifícios, obras de arte, assegurando assim a redução de risco." concluiu Bento Aires.    

+ Notícias

Vídeo] Há Engenharia em Mim® levou a programação ao Dia Mundial da Criança

Participe no 1º Torneio de Bilhar do Clube OERN

Pacto OERN] Houve visita à Conduril – Engenharia SA

TESTE TEXTO FORM ESTRA

The Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) is launching a special training offer aimed at foreign members, with the goal of supporting their professional integration and facilitating access to the Portuguese labor market.

These training programs were designed to address the specific challenges faced by foreign engineers when starting their professional activity in Portugal, particularly with regard to the legal and regulatory framework and the professional practices in force.

OERN recognizes that successful integration requires more than the recognition of qualifications. It requires clear information, proper guidance, and an understanding of the Portuguese professional context. By offering dedicated training programs, OERN reinforces its commitment to the integration of its foreign members, promoting equal conditions in the exercise of the profession and contributing to a more qualified and integrated engineering practice.

Discover the training courses available on this page.