Lista de Espera
Os formandos ficarão com competências para distinguir, compreender e conceber estruturas de madeira bem como sugerir diversas aplicações que a madeira e seus derivados poderão ter, na construção civil em geral, mas também, em particular, na reabilitação de edifícios.
Seguindo exemplos predefinidos (apresentados e discutidos) com base no estabelecido na recente normalização Europeia (Eurocódigo 5 – EN 1995-1:2022), os formandos ficarão também com competências para proceder ao dimensionamento de casos práticos e aplicar regras práticas para avaliar a capacidade importante de elementos estruturais existentes no âmbito da reabilitação.
Sinopse
Os Eurocódigos de cálculo estrutural, tal como um conjunto de regulamentação Europeia de apoio, apresentam um domínio vasto de assuntos, complexos e exigentes, tendo Portugal, como membro da União Europeia, adotado para o dimensionamento de estruturas (DL 95/2019 art. 18).
A madeira, normalização de suporte e aspetos construtivos;
Generalidades sobre construções de madeira – identificação de diferentes espécies; EN 338 (resinosas e folhosas); EN 518 (classificação visual); EN 384 (ensaios destrutivos); Requisitos (EN 14080); EN 519 (ensaios não destrutivos); EN NP 4305 (pinho nacional); EN 1994 (lamelados colados simples e compostos); Escadas em Madeira; Elementos de Fecho: Comportamento Térmico; Comportamento Acústico (sons aéreos); Pavimentos: Comportamento Acústico (sons de precursão) – casos práticos.
Cálculo de estruturas
Estruturas de Madeira Lamelada Colada: Processo de fabrico; Exemplos de aplicação; Aspectos regulamentares; madeira lamelada cruzada (em lajes e paredes):
Estados limite serviço | utilização: Deformação e vibração (casos práticos ELS);
Estados limite últimos: Flexão, corte, tração (casos práticos de dimensionamento estrutural ELU).
Pormenores construtivos. Ligações – cálculo. Derivados da madeira – cálculo.
Ligações: Disposições regulamentares; Ligações pregadas; Ligações aparafusadas; Ligações com chapas e anéis denteados; Ligações
coladas; Resolução de problemas de dimensionamento.
Reabilitação. Cofragens (casos práticos). Acção do fogo: disposições regulamentares; método de cálculo: dimensionamento (casos práticos); tratamento e preservação da madeira: apresentações de casos em reabilitação de estruturas em madeira.
Membros e não membros. Técnicos que trabalhem no âmbito da construção e reabilitação.
Idioma: Português
Lista de Espera
2025 © COPYRIGHT Ordem dos Engenheiros Região Norte
- Developed by Techy.pt
Para fornecer uma boa experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Ao aceitar está a permitir que processemos dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir pode afetar negativamante certos recursos e funções.