Brevemente
A ação de formação tem como principal objetivo oferecer uma introdução ao tema das alterações climáticas. Os conteúdos são desenvolvidos numa perspectiva multidisciplinar a partir dos dados atualizados da ciência.
A presente edição do Curso sucede à anterior ação de formação “Introdução às alterações climáticas”, organizado pela OERN e desenvolvida pela mesma equipa de formadores, com um programa atualizado onde se procuram destacar as respostas à crise climática e as oportunidades de transição para uma economia de baixo carbono.
Competências de saída
No final da ação de formação os formandos devem ser capazes de interpretar os conceitos fundamentais sobre o clima da Terra, identificar as principais causas e efeitos das alterações climáticas e reconhecer as evidências sobre a natureza antropogênica das atuais mudanças. Ficarão também habilitados a consultar as principais fontes de informação científica de referência sobre o clima, nacionais e internacionais, e a distinguir as soluções de mitigação e de adaptação, com destaque para as soluções baseadas na natureza e as estratégias urbanas de adaptação, efetuar a simulação de cenários climáticos através de ferramentas de modulação dinâmica do sistema, bem como a (re)conhecer as oportunidades de transição para uma economia de baixo carbono.
◦ De que falamos quando falamos de clima e de alterações climáticas?
◦ Como sabemos se o clima da Terra está a mudar? Reconhecer as principais evidências
◦ Fontes de informação científica e institucional de acesso livre
◦ As principais causas
◦ Os principais efeitos
◦ O consenso científico
◦ Mitigação e adaptação
◦ Sumidouros e serviços de ecossistema
◦ A transição energética
◦ A modulação de cenários climáticos
◦ A UNFCCC e o Acordo de Paris
◦ O Pacto Ecológico Europeu
◦ As soluções tecnológicas
◦ Os principais instrumentos jurídicos nacionais
◦ Os mercados de carbono
◦ Instrumentos financeiros para a transição
◦ Infraestruturas verdes e soluções baseadas na natureza
◦ Desafios e obstáculos para a integração de soluções baseadas na natureza
◦ Integração de soluções ao nível dos edifícios e dos territórios
Membros e não membros da Ordem dos Engenheiros. Engenheiros, estudantes de Engenharia e de outras áreas, profissionais que trabalham em Engenharia, técnicos municipais e dos governos regionais, colaboradores de organizações não governamentais, professores de todos os níveis de ensino e profissionais de todas as áreas interessados no tema.
Idioma: Português
2025 © COPYRIGHT Ordem dos Engenheiros Região Norte
- Developed by Techy.pt
Para fornecer uma boa experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Ao aceitar está a permitir que processemos dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir pode afetar negativamante certos recursos e funções.