Perguntas Frequentes

Como devo proceder para solicitar alteração do Nível de Qualificação Profissional?

Qualificação N2 A passagem para nível N2 aplica-se aos membros licenciados que completaram um mestrado na área coincidente com a respetiva Especialidade. Deverá realizar um requerimento ao Sr. Bastonário, ao abrigo do artº 17 nº 1 do RAQ, e juntar certificado de habilitações/documento comprovativo da obtenção do grau de mestre e o seu CV. O processo segue para o Pr do CAQ, que decidirá se aciona o Júri previsto no artº 29º do RAQ.   Qualificação Sénior O nível de membro sénior é atribuído aos membros efetivos com os graus de qualificação N2, com pelo menos 5 anos de atividade profissional efetiva na categoria e grau e detentores de um currículo que demonstre senioridade reconhecida pela Ordem. O pedido deverá ser efetuado na plataforma SIGOE – Sistema Integrado de Gestão Integrado da Ordem dos Engenheiros, sendo o requerimento acompanho:
  1. a) do upload do Currículo profissional; b) da identificação de, pelo menos, três membros da Ordem com o nível de membro sénior ou de membro conselheiro, que possam dar referências; c) outros elementos que considerem valorativos do seu mérito profissional.
  Qualificação Conselheiro O nível de membro conselheiro é atribuído aos membros seniores com, pelo menos, 5 anos de permanência nesse nível e 15 anos como membro efetivo ou 20 anos de atividade profissional efetiva, com currículo de elevado mérito reconhecido pela Ordem. Para tal, necessitará de requerer em impresso próprio (nos serviços administrativos) a atribuição do nível devendo constar, no requerimento, ou em documentos a ele anexos, os seguintes elementos para apreciação da candidatura: a) Tempo de exercício da profissão; b) Currículo profissional (nele incluindo atividades culturais e cargos institucionais e associativos); c) Identificação de pelo menos três membros da Ordem com o nível de membro conselheiro, que possam dar referências; d) Outros elementos que considerem valorativos do seu mérito profissional.