Partilhe

OERN e Município de Bragança debateram desafios e oportunidades da Engenharia

Numa organização conjunta ente a Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN), a Delegação Distrital de Bragança e a Câmara Municipal de Bragança, a "OERN em..." voltou a desafiar e a ser desafiada, no passado dia 23 de setembro.  Os “Desafios da Engenharia” centraram-se nos projetos mais relevantes do Município de Bragança, exemplos à escala nacional, como a Regeneração Urbana e os Aproveitamentos Hidroagrícolas.  Coube  contudo a Rafael Sobrinho Correia, Delegado Distrital de Bragança as honras de abertura desta que foi a 6 edição da "OERN em...". "Esta iniciativa assume uma relevância adicional, pois para além de se tratar da primeira do género no atual mandato da Delegação, é também, uma clara aposta na proximidade à sociedade, às instituições e às empresas, onde efetivamente estão os desafios e as oportunidades da Engenharia." começou por dizer o Delegado, acrescentando ainda que "potenciar a visibilidade dos projetos de Engenharia em contexto regional e local e fortalecer a capacidade de intervenção e de afirmação dos engenheiros, são assumidamente desígnios que a Delegação Distrital de Bragança pretende atingir, enquanto estrutura representativa de todos os Engenheiros e da Engenharia." Já Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, lembrou que “o Município de Bragança tem vindo a desenvolver, há já vários anos, projetos ambiciosos e estruturantes de referência nacional, tidos por muitos como exemplo de boas práticas a adotar”, recordando ainda “os excelentes quadros técnicos da autarquia e a sua importância para o bom trabalho desenvolvido”. O mesmo dirigente considera a iniciativa da OERN  "uma ótima oportunidade, não apenas de intercâmbio e de aprendizagem, mas também de debate e esclarecimento”. Já Poças Martins, presidente da OERN, ressalvou o excelente trabalho que a Delegação tem desenvolvido e o quão importante é a Ordem estar cada vez mais próxima dos seus membros independentemente da sua localização. A sexta sessão da "OERN em..." contou com a participação ativa dos Delegados Adjuntos, Isabel Abeu, Miguel Paula, Ana Carvalho e Manuel Braz César. A OERN em... Bragança contou ainda com as atuações de três  alunos de piano do Conservatório de Música e Dança de Bragança, e com uma casa cheia a mostrar que Bragança está em força. Reveja as edições anteriores do  PortoViana do Castelo, BragaVila Real  e Famalicão.

+ Notícias

Corrida de Karting do Clube OERN junta membros numa experiência de velocidade

OERN destaca alta velocidade Porto–Vigo como prioridade no XII Encontro Galiza–Norte de Portugal

Ordem dos Engenheiros e Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos celebram 25 anos de cooperação transfronteiriça

TESTE TEXTO FORM ESTRA

The Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) is launching a special training offer aimed at foreign members, with the goal of supporting their professional integration and facilitating access to the Portuguese labor market.

These training programs were designed to address the specific challenges faced by foreign engineers when starting their professional activity in Portugal, particularly with regard to the legal and regulatory framework and the professional practices in force.

OERN recognizes that successful integration requires more than the recognition of qualifications. It requires clear information, proper guidance, and an understanding of the Portuguese professional context. By offering dedicated training programs, OERN reinforces its commitment to the integration of its foreign members, promoting equal conditions in the exercise of the profession and contributing to a more qualified and integrated engineering practice.

Discover the training courses available on this page.