Formação

Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar

Lista de Espera

Competências de Saída

  • Efetuar compras alimentares conscientes e sustentáveis;
  • Cozinhar, aproveitando os alimentos de forma integral;
  • Fazer composto, através do processo de compostagem caseira.

 

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

 

Sinopse

A FAO e a Biodiversity International têm vindo a evidenciar a importância da sustentabilidade da alimentação humana, reconhecendo assim a estreita relação entre a saúde humana e a saúde dos ecossistemas. Para uma “alimentação sustentável” é necessário alterar os sistemas de produção agroalimentar, no sentido de melhorar o bem-estar dos produtores e das comunidades, promovendo a recuperação e a conservação dos recursos naturais e aumentar a sensibilização do consumidor relativamente à alimentação sustentável.

É fundamental seguir as recomendações da Roda dos Alimentos, em relação à diversidade e proporcionalidade dos vários grupos de alimentos, e utilizar processos de confecção simples de acordo com as orientações da Dieta Mediterrânica.

A alimentação deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional, alimentar e ambiental, devendo ainda considerar-se os parâmetros de sustentabilidade, incluindo a redução do desperdício de alimentos e a valorização dos biorresíduos.

Assim, é fundamental sensibilizar para a importância de uma alimentação sustentável aliada à redução do desperdício alimentar, sendo imprescindível a mudança de atitude e da forma como se consume. Aliado a isto, a compostagem caseira como uma opção para valorizar localmente os biorresíduos é a solução para fechar o ciclo da matéria orgânica, devolvendo à terra o que esta já nos ofereceu.

A compostagem é, pois, um processo biológico em que os microorganismos transformam a matéria orgânica, como resíduos de preparação de alimentos e restos de jardim, num adubo orgânico (o composto) para ser aplicado no solo/culturas.

Um solo biodiverso cria plantas e alimentos saudáveis e seres humanos equilibrados!

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento e Conceitos
2. Alimentação sustentável e sem Desperdício
3. Valorização local – a Compostagem Caseira

Destinatários/as

Membros e não membros;
Engenheiros do Ambiente e todos os interessados na temática.

Datas, Horários e Duração

Horário: Em lista de espera – sem datas definidas

Observações

Se pretender ficar em lista de espera, por favor registe-se aqui

Dúvidas?

Enviar e-mail para haformacao@oern.pt

Formações Relacionadas