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Observatório do Engenheiro

No atual modelo de desenvolvimento das competências profissionais a realidade na educação e na informação aos futuros cidadãos, portanto, aos futuros profissionais, colocam-se novos desafios que exigem um Engenheiro de competências especializadas, que pontue por uma abordagem de longo prazo, sistémica, para tomada de decisão, que seja conduzido pela ética, justiça, igualdade e solidariedade, e que possua uma compreensão holística.

 

O Observatório do Engenheiro criado pela Ordem dos Engenheiros - Região Norte mediante uma estrutura independente coloca em prática as estratégias definidas nas matérias de âmbito dos assuntos profissionais, apoiado nas Escolas de Ensino Secundário, Superior e Politécnico, Entidades Governamentais, outros Observatórios existentes, Associações Empresariais, entre outras.

 

A principal missão do Observatório do Engenheiro é a recolha, conceção e produção quantitativa e qualitativa de informação e conhecimento, sobre as diversas áreas da Engenharia, para apoio à decisão nas políticas de formação académica de base, formação ao longo da vida e regulação da atividade profissional.

 

O Observatório tem por principal objetivo disponibilizar à sociedade, membros e demais partes interessadas, banco de dados de informações, análises e propostas de atuação em relação às questões analisadas, permitindo a centralização e fácil acesso a  dados sobre a engenharia, nas vertentes ensino e profissional, bem como avaliar o seu impacto na dinâmica social e económica do País.

 

As propostas de atuação irão resultar em debates sobre os temas em estudo e fomentar no ambiente académico-prático estudos e pesquisas que envolvam em rede, profissionais, académicos, investigadores, especialistas, entre outros. Inclusive, proporcionarão seminários e intercâmbios entre agentes nacionais e internacionais acerca de várias questões no que concerne ao desenvolvimento da engenharia.

 

Desta forma, o Observatório do Engenheiro contribuirá para o conhecimento nos domínios da Educação e Formação de Base, Formação Contínua, Mercado de Trabalho, Ciência e Tecnologia, através de múltiplas ações:

a)      Mapear as diversas dimensões da engenharia;

b)      Reunir, tratar e disponibilizar periodicamente toda a informação disponível, quantitativa e qualitativa, sobre a problemática geral da engenharia no nosso país e, nas vertentes que com ela se intersetam, no mundo;

c)       Promover o conhecimento da relação Engenheiros/Licenciados em Engenharia (Engenheiros versus potenciais Engenheiros);

d)      Promover o conhecimento do mercado e das suas tendências de evolução;

e)      Fomentar a recolha de dados ou de informações complementares que não se encontrem diretamente acessíveis em fontes primárias, produzindo conhecimento sobre as metodologias de produção e utilização de indicadores;

f)      Promover, recolher, desenvolver, divulgar e distribuir as pesquisas, levantamentos, estudos e publicações das informações obtidas;

g)       Desenvolver dossiês, estudos e investigações, em colaboração com instituições científicas e académicas competentes na matéria, que se reputem relevantes para fundamentar, orientar e melhorar as políticas públicas com incidência na problemática da engenharia;

h)      Conhecer os níveis de satisfação, motivação, envolvimento dos Engenheiros nas organizações, em termos globais e dentro de vários subgrupos relevantes;

i)       Realizar um diagnóstico anual e elaborar o respetivo relatório (e demais relatórios periódicos) sobre a realidade da engenharia na Região Norte de Portugal;

j)      Promover a emissão de Recomendações á Sociedade e aos Programas de Curso das Escolas de Ensino Superior e Politécnico e,

k)      Criar e manter um banco de dados estatísticos.

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