Atividades

Sessão Técnica com 14 especialistas da área da Engenharia Civil e Construção

A Construção é sinónimo de inovação, experiência e Engenharia. Tendo em conta estes três fatores, a Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN) organiza, no próximo dia 19 de outubro, uma sessão técnica sobre "Experiências e desafios no projeto e construção de edifícios". Com 14 especialistas, esta sessão técnica online é uma oportunidade única para os Engenheiros Civis aumentarem os seus conhecimentos.

 

Aceda à sessão aqui

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

-Identificar e priorizar aspetos técnicos, económicos, ambientais, sociais, regulatórios e políticos a considerar no processo de desenvolvimento do projeto e da construção de edifícios; -Obter e analisar a informação relevante necessária para o concretização do produto; -Analisar as vantagens e inconvenientes de processos e soluções alternativas de construção e participar na escolha de uma solução ótima.

 

PROGRAMA

9h00 Paulo B. Lourenço (UMinho) – História da construção: Materiais e tecnologias 9h30 Humberto Varum (FEUP) – Vulnerabilidade e risco sísmico: Lições de eventos sísmicos recentes 10h00 Hipólito Sousa (FEUP) – Eficiência das equipas de projeto e normalização das trocas de informação 10h30 Intervalo 11h00 Miguel Azenha (UMinho) – O enquadramento normativo BIM em 2020 11h30 Joana Coutinho (FEUP) – Betão e construção circular 12h00 Rui Póvoas (FAUP) – Conceção estrutural de edifícios: Um olhar reflexivo e prospetivo 12h30 Renato Bastos (AdF) – Projetos e obras de edifícios com estruturas complexas 13h00 Almoço 14h00 Vasco Peixoto de Freitas (FEUP) – Comportamento térmico de edifícios de habitação: Quantificação regulamentar e desempenho em serviço 14h30 Rui Calejo (FEUP) – Acústica de edifícios 15h00 Diogo Leite (SOPSEC) – Redes hidráulicas em edifícios 15h30 Manuela Almeida (UMinho) – Os desafios energéticos nos edifícios: A necessária transição para uma economia de baixo carbono 16h00 Intervalo 16h30 Pedro Mêda (IC-FEUP) – Desafios da transformação digital da fileira da construção 17h00 Ricardo Mateus (UMinho) – Sustentabilidade da construção: Desafios e métodos de apoio à decisão 17h30 Manuel Reis Campos (AICCOPN, CPCI) – O sector da construção hoje e no futuro 18:00 Fecho  

Aceda à sessão aqui

 

MODERADORES/COORGANIZADORES

 

Humberto Varum

Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi Perito Nacional Destacado no European Laboratory for Structural Assessment, do Joint Research Centre, da Comissão Europeia, em Itália. É Presidente da Direção do Instituto da Construção, da Universidade do Porto. É Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil da FEUP e Vice-Coordenador científico do CONSTRUCT, Instituto de I&D de Estruturas e Construção. Integrou o grupo de trabalho para o desenvolvimento da 2ª geração de Eurocódigos Estruturais, nomeadamente do Eurocódigo 8. É Expert Member do ISCEAH (International Scientific Committee of Earthen Architectural Heritage). Participou em várias missões de reconhecimento pós-sismo, nomeadamente em L’Aquila (Itália, 2009), Lorca (Espanha, 2011), Emília-Romanha (Itália, 2012), Gorkha (Nepal, 2015) e Puebla (México, 2017).  

Paulo Lourenço

Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho. Engenheiro Civil pela Universidade do Porto e Doutor pela Universidade de Delft. Diretor do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (www.isise.net), com cerca de 250 membros. Especialista em conservação de estruturas, com trabalhos em mais de cem monumentos, incluindo 17 na lista do Património Mundial UNESCO. Foi coordenador da revisão em curso do Eurocódigo para alvenaria (EN 1996-1-1). É coordenador do Mestrado Internacional em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas desde 2007, com alunos de mais de 70 países e Prémio Europeu do Património / Europa Nostra. É editor do International Journal of Architectural Heritage. Recebeu uma Bolsa Avançada do Conselho Europeu de Investigação no valor de 3 M€ (2019-23) para desenvolver uma metodologia integrada para a avaliação da segurança sísmica do património construído com valor cultural. Coordenador de uma rede de formação inovadora no valor de 3.7 M€ (2021-24) sobre aplicações sustentáveis da cal através da economia circular e abordagens biomiméticas, com 15 estudantes de doutoramento e 11 parceiros industriais líderes na Europa.  

Aceda à sessão aqui

   

Já conhece a oferta formativa da OERN para Engenheiros Civis? Veja aqui 

Atividades Relacionadas