
O Há Engenharia em Mim® é um projeto educativo promovido pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte que tem como missão aproximar os jovens da Engenharia, despertando vocações e contribuindo para o desenvolvimento de competências fundamentais para os desafios do século XX
Reconhecido com o Alto Patrocínio da Presidência da República, do Parlamento Europeu e da UNESCO, este programa assume-se como uma relevante iniciativa de promoção da literacia científica e tecnológica junto das novas gerações, afirmando-se progressivamente à escala regional, nacional e europeia.
Assente numa metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o projeto proporciona experiências de aprendizagem práticas, participativas e centradas na resolução de problemas reais. Através da construção de protótipos e da experimentação em contexto educativo, os alunos são desafiados a mobilizar conhecimentos científicos e tecnológicos, estimulando simultaneamente a criatividade, o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a capacidade de trabalho em equipa e a autonomia.
O projeto procura demonstrar, de forma acessível e inspiradora, o impacto da Engenharia no quotidiano das pessoas, dando a conhecer as diferentes especialidades da profissão e o seu contributo para a resposta aos grandes desafios sociais, económicos e ambientais da atualidade. Ao aproximar os estudantes do universo da Engenharia através de atividades hands-on, promove-se não apenas o interesse pelas áreas das ciências exatas, mas também uma maior confiança nas suas capacidades e uma melhor compreensão das oportunidades académicas e profissionais que estas áreas oferecem.
A iniciativa tem vindo a afirmar-se junto da comunidade educativa, envolvendo estudantes dos ensinos básico e secundário, professores, escolas e diferentes entidades parceiras, contribuindo para uma maior aproximação entre a escola, a sociedade e a Engenharia.
Paralelamente à sua dimensão educativa, o Há Engenharia em Mim® integra uma forte componente de investigação científica e avaliação de impacto. O projeto encontra-se enquadrado em programas doutorais e projetos de investigação desenvolvidos em parceria com instituições de ensino superior nacionais e internacionais, procurando produzir evidência científica sobre o impacto das metodologias STEAM na motivação dos jovens para as áreas científicas e tecnológicas.
Esta investigação visa contribuir para o desenvolvimento de boas práticas educativas, promovendo o interesse pelas áreas da Matemática, das Ciências e da Tecnologia, bem como o reforço das competências necessárias para responder às exigências de uma sociedade cada vez mais digital e baseada no conhecimento.
O reconhecimento nacional e internacional alcançado pelo projeto reflete-se igualmente nas parcerias e distinções recebidas, destacando-se a sua participação em iniciativas promovidas por organismos europeus, bem como a apresentação em fóruns académicos e científicos dedicados às áreas da educação, da engenharia e da sustentabilidade.
Mais do que um programa educativo, o Há Engenharia em Mim® constitui um investimento estratégico na formação das futuras gerações, promovendo o conhecimento, a inovação e a cidadania ativa, e contribuindo para preparar jovens mais capacitados para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico, complexo e exigente.