Partilhe

[Sessão Técnica] A Diretiva CSRD: Importância Europeia e Impacto nas Empresas Portuguesas

Há sessão informativa, organizada pela OERN, sobre a Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) em parceria com a consultora belga Sustenuto, no próximo dia 18 de junho, às 14 horas, no Auditório da OERN

A Diretiva CSRD representa uma mudança significativa no panorama regulatório europeu, impondo novas exigências de reporte de sustentabilidade às empresas já a partir de janeiro de 2025. Compreender estas mudanças e preparar-se adequadamente é crucial para garantir a conformidade e aproveitar as oportunidades associadas à sustentabilidade corporativa.

Nesta sessão, será apresentada uma visão geral, mas também algumas das especificidades da diretiva, que irão permitir a compreensão dos requisitos e qual o impacto que estes terão nas empresas portuguesas.

Com mais de 15 anos de experiência em consultoria na área da sustentabilidade corporativa, a empresa belga Sustenuto vem apresentar os novos requisitos legais, os elementos estruturais da diretiva CSRD e explicar na prática o conceito da Dupla Materialidade (impacto e financeira) - o que implica, quem deve estar envolvido e qual a sua finalidade.

OBS: parte desta sessão será apresentada em inglês.

Não é necessário conhecimento prévio em CSRD para participar neste evento. Este evento tem um número limitado de participantes e é sujeito a confirmação.

Este evento destina-se a profissionais com cargos executivos, assim como profissionais técnicos, ligados a áreas de reporting financeiro, de ambiente e sustentabilidade em empresas e organizações que pretendam desenvolver a sua estratégia de sustentabilidade, quer já sejam abrangidas pela diretiva CSRD ou não.

Programa:

14h00 | Boas-vindas e a importância da diretiva CSRD
Ana Quintas
, Conselho Diretivo da OERN

14h10 | A diretiva CSRD, a sua importância europeia e o impacto nas empresas portuguesas
António Oliveira
, Chefe do Departamento de Politicas de Empresa da IAPMEI

14h30 | CSRD: Impacto e Benefícios para as Empresas
Johan Bogaerts
, Senior Sustainability Coach, Sustenuto-Bruxelas

15H15 | Caso Prático de uma empresa portuguesa*

15h40 | Sessão de perguntas e respostas

16h00 | Encerramento 

*a confirmar

Sobre a Diretiva CSRD

Esta nova diretiva impacta diretamente:

  • Entidades cotadas no mercado regulamentado da UE (incluindo as PME cotadas, com exceção das microempresas)
  • Grandes empresas ou empresas-mãe de um grande grupo com dois dos seguintes critérios:
    • Com um número médio de 250 trabalhadores;
    • Volume de negócios superior a 40 milhões de euros;
    • Mais de 20 milhões de euros de ativo;
  • Entidades extracomunitárias:
    • Volume de negócios superior a 150 milhões de euros na UE,
    • Ter subsidiária/sucursal na UE que gere mais de 40 milhões de euros em volume de negócios;
  • Instituições financeiras pequenas e não complexas e empresas de seguros e resseguros que forneçam serviços para o grupo.

A Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade, conhecida na versão inglesa CSRD (Diretiva UE 2022/2464) apesar de impactar inicialmente as empresas de maior dimensão, estabelece o padrão para todos aqueles que trabalham com empresas cumpridoras e, na verdade, para toda a economia

Sobre o orador Johan Bogaerts | Senior Sustainability Coach, Sustenuto-Bruxelas

Johan é especialista em idealizar, implementar e executar mudanças estratégicas em organizações.
Com mais de 15 anos de experiência na liderança de empresas multinacionais, em funções como vice-presidente, gestor executivo e membro de administração, o Johan combina a sua experiência executiva com a paixão pela sustentabilidade.
Nos últimos anos, o Johan lidera a equipa da Sustenuto nas várias iniciativas de reporting não financeiro, CSRD e Normas Europeias para Relatórios de Sustentabilidade (ESRS).
Há mudanças e novos requisitos legais de reporte de sustentabilidade aplicáveis a empresas portuguesas que entram em vigor já a partir de janeiro de 2025.

+ Notícias

Há Visita Técnica ao Parque das Serras do Porto

Há Engenharia no Campo de Férias OERN, em Bragança

Há descontos para membros da OERN no maior evento de programação Ruby