Partilhe

Projeto da Linha Rubi em debate na OERN

No próximo dia 8 de novembro irá debater-se na OERN o projeto e respetivo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da Linha Rubi do Metro do Porto. Uma organização do Colégio de Engenharia do Ambiente Norte.

A nova Linha Rubi (H), cuja construção começa já em 2023 e deve terminar em 2026, corresponde a mais um momento crucial para a expansão do Metro do Porto, acrescentando 6,3 quilómetros à rede e uma série de benefícios sociais, económicos e ambientais quantificados em 900 milhões de euros.

A linha que vem fechar o anel Sul da rede do Metro, conectando as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja à Linha Amarela, em Santo Ovídio, ponto onde o Metro encontrará também os comboios de alta velocidade para Lisboa e para Vigo. Nas Devesas nasce um novo interface ferroviário, com a Linha do Norte da CP.

Com a Linha Rubi, a rede de Metro ganhará mais de 12 milhões de clientes anuais – 10 mil dos quais estudantes que, agora, terão acesso mais facilitado ao Pólo Universitário do Campo Alegre e às faculdades de Arquitectura, de Ciências e de Letras.

PROGRAMA

17h30 Sessão de abertura
Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo OERN
Tiago Braga, Presidente do conselho de administração Metro do Porto

17h50 Apresentação do EIA - LINHA RUBI
Vítor Silva, Metro Porto
Ana Paula Gonçalves, Metro do Porto

18h10 Debate
Moderadora: Mercês Ferreira

Vítor Silva, Metro Porto
Ana Paula Gonçalves, Metro do Porto
Tiago Braga, Presidente do conselho de administração Metro do Porto

19h15 Sessão de encerramento
Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo OERN

Data: 8 de novembro

Local: Sede da Região Norte
Rua Rodrigues Sampaio, 123
4000-425 Porto

Nota: A Consulta Pública, a qual deverá ser remetida por escrito pelos interessados aqui  

+ Notícias

Há Engenharia em Mim® presente na IEEE Global Engineering Education Conference (IEEE EDUCON) 2025

Primeira iniciativa do Clube OERN reúne amantes de Rallycross para a prova do Campeonato Nacional

Mário Almeida é orador na II Conferência sobre Fiscalização e Prevenção no Setor Energético da ENSE