O engenheiro Civil António Adão da Fonseca venceu o Prémio Mundial de Engenharia Civil, anunciado durante a 13ª Assembleia Geral do Conselho Mundial dos Engenheiros Civis, que decorreu na Bolívia.
Este prémio é atribuído de 2 em 2 anos e distingue profissionais com base nas suas contribuições notáveis para a prática, teoria ou status público da engenharia civil. Os candidatos devem possuir experiência apreciável na profissão, posição internacional, bem como realizações educacionais significativas. A primeira apresentação do Prémio foi feita em 2010 durante a 5ª Assembléia Geral da WCCE.
A candidatura de Adão da Fonseca, para este prémio, foi efetuado pela Ordem dos Engenheiros de Portugal.
Este ano o prémio foi atribuído ao Eng. Adão da Fonseca em reconhecimento da relevância dos seus projetos para o bem-estar social e pela sua carreira de engenheiro civil em benefício da Sociedade, representando o reconhecimento geral dos engenheiros e da Engenharia portuguesa. Este será entregue na 14.ª Assembleia Geral que terá lugar em Lisboa, em setembro de 2019.
Adão da Fonseca é um dos mais reconhecidos engenheiros civis portugueses, com uma longa e bem-sucedida carreira.
- António Adão da Fonseca frequentou o Colégio Militar (1957-64);
- Licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1971.
- Fez o seu doutoramento em Engenharia de Estruturas no Imperial College of Science and Technology, na Universidade de Londres em 1980.
- Foi Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros no triénio 1995-1998.
- Foi Presidente do ECCE – European Council of Civil Engineers no quadriénio 1998-2002 e membro do Conselho Consultivo do Instituto Português do Património Arquitectónico em 2004 e 2005.
- Foi Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e responsável pela Secção de Estruturas.
- Presidente e Diretor Técnico da "AFA - Adão da Fonseca e Associados – Consultores de Engenharia, SA – Portugal” de 1985 a 2005 e projetista de pontes e estruturas especiais na "Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores, Lda. Portugal”, desde 2006.
- É Diretor Técnico da "ADEAM – Engenharia e Consultoria, Ltda. – Brasil”, desde 2012.
É especialista em estruturas pela Ordem dos Engenheiros, tendo liderado projetos como a Ponte Infante Dom Henrique no Porto, a Ponte Pedro e Inês em Coimbra e o Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, entre muitos outros.