Partilhe

Prémio da OERN atribuído aos vencedores do ClimateLauncpad 2020

O Colégio de Engenharia do Ambiente – Região Norte, representado pela coordenadora Maria João Teles Brochado Correia, foi parceiro, e um dos jurados, do ClimateLauncpad 2020 que decorreu no passado dia 7 de julho.

  Couro exótico produzido através da utilização de biópsias de células animais, sapatilhas criadas com plástico recolhido nos oceanos e uma app que monitoriza e permite reduzir a pegada de carbono. São estas as três ideias vencedoras da final Nacional do CLimateLaunchpad – a maior competição de ideias cleantech do mundo –, que vão representar Portugal na final Europeia. A Corium Biotech utiliza biópsias de células animais para reconstruir a pele de répteis e transformá-la em couro utilizado na indústria de moda de luxo. Alumnus da Faculdade de Farmácia da U.Porto, Maria João Maia é cofundora deste projeto de bioprodução de couro exótico. Já a Skizo utiliza plástico recolhido nos oceanos, por pescadores, para o transformar num fio certificado usado para a confeção de produtos têxteis. Produzidas em São João da Madeira, cada par de sapatilhas contém aproximadamente um quilograma de plástico, o que corresponde a 18 garrafas. Criado por Pedro Teixeira, alumnus da Faculdade de Engenharia da U.Porto, a My Green App monitoriza a pegada de carbono dos utilizadores e faz sugestões de carbon offset – compra de créditos de carbono equivalentes ao impacto ambiental produzido – num marketplace, assim como sugestões para a redução da pegada ecológica. Os três vencedores nacionais receberam 1000 euros em formação na Ordem dos Engenheiros – Região Norte e a quatro meses de incubação na UPTEC, em regime cowork. Estão, também, selecionados para representar Portugal na final europeia da competição, que se realizará em setembro. Os vencedores da competição internacional podem receber até 17 mil euros, bem como acesso à EIT Climate-KIC Accelerator. Em Portugal, o ClimateLaunchpad é organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, em parceria com a LIPOR.  Esta é já a 5ª edição do programa nacional que apoiou 47 equipas e mais de 90 empreendedores. Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.

+ Notícias

Prova de Rallycross Campeonato Nacional e Visita Técnica a uma equipa

Há oportunidades para Engenheiros/as

“Noções de Metalurgia” de Paulo Duarte é “uma referência para qualquer profissional da indústria metalúrgica e metalomecânica”