O Institution of Civil Engineers galardoou Manuel Luís Vila Cova Tender com o Charles Manby Award 2025 devido ao seu artigo "Using Virtual Reality for Occupational Safety and Health in a UK tunnelling megaproject”, resultante de uma investigação realizada em parceria com a Ferrovial UK, na construção do Thames Tideway Tunnel, um dos maiores projetos de infraestruturas a nivel mundial. Esta teve como objetivo explorar a utilização de Realidade Virtual para efeitos de optimização de formação para trabalhos em tuneladoras.
O Digital4OSH, criado em 2020, na sequência do Projeto Tideway Tracer do IOSH/Universidade de Loughborough, liderado pelo Professor Alistair Gibb, visa melhorar a segurança e saúde na indústria da construção através da integração de tecnologias digitais, em particular o Building Information Modelling (BIM) e Inteligência Artificial (IA). Em Portugal é liderado pelo ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA-IPGT) e no Reino Unido pela Universidade de Loughborough contando ainda com outros parceiros, como o ISEP, FEUP, Xispoli Engineering, Glasgow Caledonian University, Universidade do Minho e BIMMS.
Sobre o "Manby Prize"
O "Manby Prize" é um prémio que foi instituído em 1857 por Charles Manby para o melhor artigo que abranja tecnologias de informação e comunicação, sistemas de informação geográfica ou modelação no seu sentido mais amplo. Todos os anos são premiados autores da academia e da indústria que produzam trabalhos submetidos a avaliação por pares nas revistas da ICE Publishing e considerados como de qualidade excecional e criadores de benefícios para a comunidade de engenharia.