José Manuel Fernandes fundou a FREZITE em 1978, uma multinacional de matriz portuguesa com empresas na Alemanha, República Checa, Polónia, Reino Unido, Espanha, Brasil, Finlândia e México.
O atual presidente do Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal (AEP), está ligado ao movimento associativo empresarial desde 1980: CIP- Confederação da Indústria Portuguesa, AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal), AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave. Foi membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP e foi membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto, além de consultor empresarial.
É autor de vários artigos sobre estratégia politico-empresarial em semanários económicos, além de conferencista com múltiplas intervenções em Portugal e no estrangeiro, José Manuel Fernandes é autor do livro “Caminhos do Exportador – Estratégias de Empreendedorismo e Internacionalização” (3ª edição).
José Manuel Fernandes especializou-se em áreas ligadas à produtividade, controle numérico, gestão de investimentos em ambiente CNC pela ADEPA, em França, gestão empresarial pelo CIFAG/IAPMEI.
SOBRE A FREZITE
A empresa dedica-se sobretudo ao fabrico de equipamentos de corte para madeira e sucedâneos, sendo que evoluiu depois para uma vasta atividade em diferentes setores ligados à engenharia, em resposta às oportunidades dos mercados globais: desde a madeira aos metais, passando pelos materiais compósitos para setores como construção, automóvel e pela indústria aeroespacial. A FREZITE tornou-se uma das cinco mais importantes a nível europeu no “engineering pelo B2B” no fabrico de ferramentas de corte, com uma faturação a rondar os 50 milhões de euros. Foi distinguida em 2017 pela Ordem dos Engenheiros como um dos 12 casos mais emblemáticos da Engenharia das últimas oito décadas em Portugal.
Fonte: FEUP