O Grupo de Trabalho de Engenharia Eletrotécnica da Região Norte organiza uma visita à Central Térmica de Massarelos no Museu do Carro Elétrico para dar aos participantes a oportunidade de compreender a história da produção de energia elétrica no Norte de Portugal e a importância da Central de Massarelos no abastecimento de eletricidade às linhas do carro elétrico da cidade do Porto.
Trata-se da primeira visita (piloto) aos espaços técnicos da Central Térmica proporcionando aos visitantes uma visualização mais de perto dos equipamentos que se encontram conservados. No fim da visita será feita uma sessão para esclarecimento de dúvidas e satisfação de curiosidades.
Mário de Almeida, Coordenador do Grupo de Trabalho de Engenharia Eletrotécnica da Região Norte e Engenheiro Eletrotécnico Sénior é o orador responsável por conduzir esta visita.
A Central Termoelétrica de Massarelos, no Porto, é um local com grande relevância histórica e arquitetónica, estando estreitamente ligada à história da mobilidade urbana da cidade, tendo sido construída e inaugurada em 1915. Entre 1931 e 1945, o Engenheiro Manuel Corrêa de Barros Júnior — figura proeminente na Engenharia Eletrotécnica e na Universidade do Porto (como Professor Catedrático e Reitor) — desenvolveu um trabalho de grande relevância: adaptou a Central à queima de carvões nacionais de inferior qualidade. Esta adaptação foi crucial, garantindo a continuidade da produção de energia face à escassez de combustível e às dificuldades de abastecimento da época.