Há Engenharia nos aeroportos onde aterrámos. Estes são, na maioria das vezes, o primeiro contacto que temos com o país que estamos a visitar.
Mas há aeroportos que testam os limites da Engenharia e fomos à procura das estruturas mais incríveis do mundo.
Viaje connosco por estes 6 incríveis aeroportos.
Qamdo bamda airport – Qamdo, Tibet
Este aeroporto localizado na zona montanhosa do Qamdo, a uma altitude de 4.334 metros acima do nível do mar, é o segundo aeroporto mais alto do mundo. Para além disso possui a mais longa pista de aterragem, com 5,5 quilómetros de comprimento.
Os visitantes demoram cerca de 2h30min a chegarem à cidade, através de uma estrada montanhosa.
Aeroporto do Congonhas – São Paulo, Brasil
Este é um aeroporto mais conceituado da América do Sul. Foi construído em 1936 e situa-se apenas a 8 quilómetros do centro da cidade.
Esta proximidade com a área metropolitana de São Paulo é uma mais-valia para os passageiros, mas traz também alguns
inconvenientes para as aterragens e descolagens dos aviões que por aqui passam, em termos de segurança. A proximidade deste ao centro da cidade, deve-se ao facto de nas décadas seguintes à sua construção, a cidade ter passado por uma grande e rápido desenvolvimento.
Svalbard Airport – Svalbard, Noruega
O aeroporto de Svalbard é o aeroporto mais a norte do mundo que permite voos comerciais. Foi inaugurado em 1975, mas devido a mudanças sazonais foi necessário intervir no pavimento das pistas algumas vezes.
Devido à localização do aeroporto, os engenheiros utilizaram permafrost na construção das pistas, jogando assim a seu favor as condições climatéricas da região. Este é um material constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados, daí a necessidade de intervir no pavimento, devido também às alterações climáticas e consequente aumento da temperatura.
Princess Juliana International Airport – Simpson Bay, Saint Marteen
Aterrar neste aeroporto na ilha das Caraíbas, obriga os pilotos a sobrevoar uma pequena pista de aterragem muito próxima da praia. Para além de passar a poucos metros de altura dos banhistas, ainda sobrevoa uma estrada local e uma pequena cerca, onde é possível observar avisos de perigo.
Esta é, por incrível que pareça, uma das grandes atrações da ilha, pois os turistas adoram a adrenalina da aterragem.
Apesar de todas estas circunstâncias, a aterragem é segura tanto para os passageiros, como para os turistas que se encontram na praia, sendo que o grande desafio é garantir que não esteja nenhum camião a circular na estrada no momento da aterragem.
Macau International Airport
O aeroporto de Macau foi inaugurado em 1995. Possui um único terminal de passageiros com uma área construída de 45.000 m². O prédio de dois andares abriga uma área de desembarque no rés-do-chão e uma área de embarque no primeiro andar. O segundo andar abriga várias instalações de passageiros, como salas VIP e áreas de jantar. Este terminal foi projetado para receber 2.000 passageiros por hora e seis milhões de passageiros por ano.
Uma das caraterísticas mais especiais deste aeroporto é a pista de aterragem que possui 3 360m de comprimento e 45m de largura e é capaz de lidar com voos de longa distância. A pista é uma ilha artificial construída através de recuperação de terras.
Kansai International Airport – Osaka, Japão
Este aeroporto, encontra-se situado numa ilha artificial, no meio da Baía de Osaka, possuindo 4 quilómetros de comprimento e 2,5 quilómetros de largura, a cerca de 5 quilómetros da costa.
Foi inaugurado a 4 de Setembro de 1994, circulando na altura apenas pequenos jatos. Hoje em dia é um dos aeroportos mais movimentados do Japão, sendo que em 2016 circularam no aeroporto 25,2 milhões de passageiros. Estes passageiros deslocam-se para a ilha principal de carro, de via-férrea, ou até mesmo em balsas de alta velocidade.
Devido ao aumento do efeito de estufa e consequentes alterações climáticas, tem.se, que a viabilidade deste aeroporto e mantenha durante muitos mais anos, devido à subida do nível do mar.





