Partilhe

Há Engenharia às sextas com Tiago Ferradosa

A Delegação Distrital de Viana do Castelo da Ordem dos Engenheiros organiza, na sua sede, no próxima dia 17 de outubro, uma nova sessão do “Engenharia às Sextas” com Tiago Ferradosa, para conhecer os desenvolvimentos recentes, desafios e perspectivas futuras das energias renováveis marinhas

A energia de fontes renováveis marinhas tem vindo a representar uma das rotas mais promissoras no sentido de aumentar o crescente aumento de consumo primário de eletricidade, apoiando o alcance dos objetivos de descarbonização da União Europeia.

Neste contexto, Tiago Ferradosa, Engenheiro Civil e orador desta sessão, fará o estado da arte das energias renováveis marinhas e apresentará alguns dos estudos e projetos mais emblemáticos em que participou, as suas potencialidades e problemáticas, as tecnologias de inovação, bem como os desafios futuros que se colocam nesta área da engenharia.

De facto, a energia renovável marinha é crucial para que se atinjam as metas de redução das emissões de carbono, previstas para 2030, em comparação com os níveis de 1990, e se caminhe para a neutralidade carbónica e para um aumento da resiliência do mix energético. Inclui várias fontes de energia renovável do oceano, com destaque para a energia eólica com recurso às fundações fixas – já estabelecida e em fase comercial e o grupo das tecnologias emergentes, que incluem a energia eólica flutuante, a energia térmica, a energia das ondas, a energia das marés e a energia solar flutuante entre outras. Destacam-se ainda as fases de investigação e desenvolvimento, e que poderão chegar à fase comercial nos próximos dez anos (em particular a energia das ondas e a energia das marés).

Sobre Tiago Ferradosa

É Professor Auxiliar da FEUP e desenvolve a sua atividade no domínio da Engenharia Marítima e Offshore, é membro da Comissão Executiva do Departamento de Engenharia Civil e co-editor editor chefe do Maritime Engineering da Institution of Civil Engineers no Reino Unido. Ao longo da última década tem estado envolvido num conjunto signifi¬cativo de projetos de engenharia eólica offshore, dos quais se destacam os projetos de Le Tréport, Saint Nazaire (França), Fenix Platform (Argentina) e Empire Wind I (EUA). Atualmente é o responsável pela sub-unidade de R&D Offshore Structures and Foundations do Grupo de Energia Marinha e Estruturas Hidráulicas do CIIMAR.

+ Notícias

Daniela Martins, Engenheira Florestal e Membro da OE, representa Portugal no “Women’s Traditional Fire Training Exchange” (WTREX)

Delegação de Braga da OE promove visitas técnicas à obra da Residência Universitária da Confiança

Há caminhada com Engenharia de Viana do Castelo a Vila Praia da Âncora