Partilhe

CPES SERIW – Software Engineering Research & Innovation Workshop regressa ao Minho

No dia 20 de novembro, às 14h30, o Instituto CCG/ZGDV irá acolher a 4.ª edição do CPES SERIW – Software Engineering Research & Innovation Workshop, dedicada ao tema “Defesa e Dupla Utilização na Engenharia de Software”. Nuno Nunes, Coordenador do Grupo de Trabalho de Engenharia Informática da OERN, é um dos oradores desta edição

O Instituto CCG/ZGDV irá acolher a 4.ª edição do CPES SERIW – Software Engineering Research & Innovation Workshop, dedicada ao tema “Defesa e Dupla Utilização na Engenharia de Software” e organizada pela Comunidade de Prática em Engenharia de Software e pelo grupo SEMAG do Centro Algoritmi.

Este evento reúne academia, indústria e instituições públicas para discutir desafios emergentes, prioridades científicas e o papel da engenharia de software num panorama tecnológico cada vez mais complexo.

O dia começa com uma mesa-redonda centrada na dimensão educativa da Defesa e da Dupla Utilização. Os oradores irão abordar temas essenciais, como ética no ensino, normas profissionais, enquadramentos educativos, conceção de programas e as novas competências exigidas no ensino superior.

Participam nesta sessão: Pedro Ribeiro (moderador), Manuel João Costa, Margarida Melo, Nuno Nunes, Alexandre Ferreira da Silva e Marta Santos Silva, Ph.D.

Durante a tarde, uma segunda mesa-redonda irá analisar a dimensão científica, debatendo prioridades de investigação, tecnologias emergentes, políticas nacionais e europeias, bem como os desafios organizacionais enfrentados pelas instituições de I&D. Este painel contará com Francisco Duarte (moderador), João Barbas, Ricardo J. Machado, Nuno Nunes, Filipe Martins e Raul Fangueiro.

Com contributos de especialistas de referência e um forte enfoque na Educação, Ciência e Defesa, esta edição pretende aprofundar o diálogo e reforçar a compreensão do impacto da Dupla Utilização na Engenharia de Software.

+ Notícias

Semana da Reabilitação Urbana destaca os desafios da habitação acessível

Plano de Atividades & Orçamento 2026 e Regulamentos aprovados por unanimidade

Delegação de Braga da OE reuniu participantes para a terceira visita à obra da Residência Universitária da Confiança