O professor catedrático António Vicente tomou posse no passado dia 9 de outubro, como presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
A cerimónia decorreu no campus de Azurém, em Guimarães e contou com a presença do antigo reitor, Rui Vieira de Castro. António Vicente substitui no cargo o professor e atual reitor da UMinho, Pedro Arezes e, para o triénio 2025-28, tem como vice-presidentes os professores Joana Cunha, Hélder Puga e Daniel Oliveira.
António Vicente licenciou-se em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica e doutorou-se e agregou-se em Engenharia Química e Biológica pela UMinho.
Faz parte do top 2% de cientistas mais citados do mundo, é membro da International Society of Food Engineering (EUA) e, em Portugal, está no júri do Prémio Nacional de Agricultura (desde 2012) e tem tido vários cargos na Ordem dos Engenheiros e no Colégio de Engenharia Alimentar. Venceu dois “Food and Nutrition Awards” na categoria I&D, o Prémio de Mérito Científico da UMinho e o Diploma de Mérito Científico da EEUM.
Fonte: Universidade do Minho