Formação

Comunicação em situação de crise

Lista de Espera

Competências de Saída

No final da formação, o formando será capaz de:
– conhecer as características e fases típicas de uma crise
– perceber, através de casos de estudo, como crises históricas foram resolvidas
– organizar um gabinete de crise
– reconhecer os principais erros em que pode incorrer um gestor de crise
– dominar as estratégias para a gestão de crise

 

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Sinopse

A qualquer momento podemos ter de enfrentar situações embaraçosas. Nessa hora, o conhecimento de técnicas e de casos de estudo ajuda a manter a presença de espírito e a reagir com lucidez. Esta formação inclui exercícios comentados.

Conteúdos Programáticos

  • A crise (abordagem etimológica)
  • A crise e os media
  • Caso “Águas Perrier”
  • Desorganização e reorganização
  • As características da crise
  • Quatro fases da situação de crise
  • Casos de Estudo
  • O que é a gestão de crise
  • Os lembretes para o Líder
  • Causas da reação tardia
  • Situação de crise: perigos a evitar
  • Gabinete de Crise (funções e membros)
  • Comunicação proativa ou reativa?
  • Comunicação interna e externa
  • Relação com imprensa
  • Estratégias de gestão de crise

Destinatários/as

Membros e não membros. Pessoas com responsabilidade em obras e projetos e cuja imagem profissional possa ser publicamente afetada em situação de crise.

Datas, Horários e Duração

Corpo Docente

Paulo Colaço

Paulo Colaço é um português de Goa, nascido em Moçambique. Tem 49 anos.

É profissional de comunicação, formador e consultor político.

Fundou em 2013 a agência “Potenciar Comunicação”, de que é Diretor-Geral.

Faz assessoria a pessoas públicas e instituições, escreve discursos, dirige campanhas eleitorais dentro e fora de Portugal e gere crises de comunicação.

Enquanto formador, dá os cursos “Falar em Público”, “Escrita Criativa”, “Gestão de Crise”, “Dúvidas da Língua Portuguesa”, entre outras.

Elabora guiões para filmagens, faz revisão de texto e copywriting.

Trabalha regularmente com governos, partidos, empresas e instituições sociais de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor.

Foi jornalista, diretor criativo e responsável de comunicação autárquica.

Foi também formador externo do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (Instituto Diplomático) e do Banco de Portugal, nas áreas de “Escrita de Discursos” e “Língua Portuguesa”.

Observações

Idioma: Português

Hora: Portugal continental

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Dúvidas?

Enviar e-mail para haformacao@oern.pt

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