Para quem o cinema é um bom programa de férias, deixamos aqui 5 sugestões de filmes que todos os engenheiros devem (re)ver. Divirta-se porque também há Engenharia no cinema.
Já agora, recomende-nos filmes de Engenharia e para engenheiros para, em conjunto, criarmos uma lista dos filmes da Engenharia.
Envie-nos as suas sugestões para
fotografiasoern@oern.pt
A ponte do Rio Kwai (1957)
É um clássico do cinema, e conta a história de um grupo de prisioneiros britânicos, durante a Segunda Guerra Mundial, que é obrigado a construir uma ponte para a passagem de comboios sobre o Rio Kwai, na Tailândia. Este é sobretudo um filme sobre liderança e gestão de recursos, com enfoque de como motivar pessoas, mesmo nas situações mais adversas. Por isso é uma excelente referência para engenheiros, principalmente civis.
Regresso ao Futuro (1985)
É um dos maiores sucessos de bilheteira dos anos 80, mas é ainda assim uma delícia ver que a imaginação aliada à Engenharia pode ser um passo em frente no futuro. Se pensa que os óculos inteligentes, dispositivos controlados por voz, impressão digital como chave de segurança, Serviço de videoconferência no televisor são invenções do século XXI, pode estar errado. Em 1985, o filme Regresso ao Futuro já traçava o caminho destas invenções que hoje em dia nos são tão familiares. É por isso uma boa inspiração para os Engenheiros se aventurarem nas invenções que mudam o futuro.
Tempos Modernos (1936)
Para os Engenheiros de Produção este é obrigatório. É um dos filmes mais famosos do Charles Chaplin e conta a história de um operário na linha de montagem que vai à loucura depois de criar uma máquina que supostamente evitaria a hora de almoço. Algumas destas ideias foram usadas por Henry Ford para implantar um sistema de produção em série com a ideia de especialização de trabalho.
A Rede Social (2010)
É ainda recente, como todo o boom das redes sociais se pensarmos bem, mas parece ser já um clássico para a Engenharia sobretudo no que envolve tecnologia e programação. A Rede Social é o espelho de uma geração que nasceu com a internet e, ao chegar à idade adulta, descobre que a interação humana não é necessária para haver interatividade.
Em 2010, justamente quando o filme lançado, o editor da revista Time dizia: “É algo que está a transformar a forma como vivemos todos os dias. É uma engenharia social, mudando a maneira com relacionamos uns com os outros”. Vale a pena refletir.
2001: Odisseia no espaço (1968)
Muito antes da era digital já Kubrick nos mostrava como a Engenharia ao serviço do cinema poderia trazer o que nunca tínhamos visto e o que nunca mais esquecemos. “2001-Odisseia no Espaço” está no panteão dos melhores filmes da história do cinema, e é um dos mais importantes e influentes filmes de ficção científica de sempre. Empresas de Engenharia como a Vickers-Armstrong estiveram envolvidas na construção muitos dos cenários que nos deram a ilusão de estar verdadeiramente no espaço. Uma obra de arte imperdível e uma “obra” da Engenharia obrigatória.